Ultrassom 5D: alta resolução para uma reconstrução mais realista do feto

O ultrassom 5D é capaz de realizar uma reconstrução mais definida e realista do feto,  aumentando a capacidade de diagnósticos prévios.

O novo ultrassom 5D é capaz de realizar uma reconstrução mais definida e realista do feto,  aumentando a capacidade de diagnóstico e detecção de malformações fetais, com detalhes de luminosidade.

“Atualmente, não há estudos que determinem a taxa de detecção de malformações fetais, mas é aceito que atinja em média 85% nas melhores condições. Estes novos equipamentos de diagnóstico oferecem mais garantias aos profissionais para detectar malformações pré-natais”, explica Alexandre Plaza, especialista em diagnóstico por imagem, que realiza ultrassons em 5D diariamente em sua clínica em Itaboraí, no Rio de Janeiro.

A partir de 120 mil reais já é possível adquirir os modelos mais básicos com esse recurso no Brasil. A linha Voluson da General Electrics é a pioneira nestes equipamentos com o recurso de HDLIVE.

Segundo Alexandre Plaza, a qualidade e a definição da imagem são muito superiores aos modelos anteriores. “Independentemente do evidente valor emocional para os pais, o especialista se coloca em uma situação ideal para o diagnóstico de malformações visíveis externamente, como fenda labial ou internas, como defeitos do tubo neural, lesões cerebrais, coração ou no sistema esquelético do feto”.

Além disso, o profissional pode incorporar uma sonda vaginal 5D que agrega valor ao estudo de malformações uterinas. Esse salto de qualidade no diagnóstico pré-natal permite avaliar o bem-estar do feto, estudando o seu crescimento e função placentária, além de revisar a morfologia fetal.

Ultrassom 5D

Complementação do estudo bidimensional de órgãos fetais

As varreduras 3D, 4D e 5D permitem uma reconstrução volumétrica muito realista das estruturas fetais em movimento, permitindo que a face fetal, as extremidades e seus movimentos sejam visualizados em tempo real e, geralmente, com clareza, dependendo da semana de gestação.

Essa técnica é menos sensível em situações em que o feto está em uma posição desfavorável, a mãe é obesa, a localização do feto dificulta ou não temos líquido amniótico na frente da estrutura que queremos visualizar.

O especialista enfatiza que tudo vai além da mera observação estética do feto. Nas mãos de um profissional experiente, o ultrassom 5D complementa o estudo bidimensional de órgãos fetais com reconstruções tridimensionais complexas.

 “Nas mãos de um profissional experiente, o ultrassom 5D complementa o estudo bidimensional de órgãos fetais com reconstruções tridimensionais complexas. É extremamente útil para avaliar malformações do cérebro, coluna vertebral, extremidades ou sistema cardiovascular e permite adiar a análise de certas malformações complexas que exigiriam muito mais tempo de estudo usando técnicas menos avançadas”, conclui Alexandre Plaza.

Diferenças entre ultrassons 2D, 3D, 4D e 5D

Ao contrário da tradicional imagem em preto e branco do ultrassom 2D de apenas um ângulo, a imagem em 3D tem uma vista para o bebê de três diferentes ângulos. O software escolhe três imagens e as se funde em conjunto para produzir uma imagem tridimensional do seu precioso do bebê.

Já a quarta dimensão oferece o tempo e movimento. Com 4D é possível  ver o movimentos do feto em tempo real e em 3D. O profissional pode mostrar a língua do bebê e até ele abrindo os olhos.  

O ultrassom 5D traz além de um efeito de sombra e profundidade, um tom de pele mais próximo da realidade que deixam as imagens mais realistas, permitindo a análise de certas malformações mais complexas.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.