Ultrassom no paciente grave: ampliando a avaliação da hipoperfusão no choque

O choque circulatório é comum nos pacientes graves internados em UTI. Caracteriza-se por evidência clínica e laboratorial de hipoperfusão.

O choque circulatório é condição comum nos pacientes graves internados em UTI. Caracteriza-se por evidência clínica e laboratorial de hipoperfusão, originada por uma utilização inadequada do oxigênio pelas células, com ou sem pressão arterial sistólica menor que 95 mmHg. A avaliação adequada desses quadros permite estabilização no menor tempo possível, além de ajudar no processo de interrupção da cadeia de disfunção orgânica.

Leia também: Ultrassom 5D: alta resolução para uma reconstrução mais realista do feto

Do ponto de vista clínico, tradicionalmente, utilizamos três janelas de avaliação, sendo: pele, rins e sistema neurológico. Do ponto de vista laboratorial, a hiperlactatemia, baixas saturações venosas de oxigênio (central ou mista) e um DeltaCO2 aumentado são marcadores laboratoriais importantes para diagnóstico e manejo dessas condições.

hipoperfusão

Avaliando a perfusão orgânica com a ultrassonografia

Durante nossa prática habitual, interpretamos frequentemente alterações da macro-hemodinâmica, assim como alterações indiretas da disfunção de vários órgãos. No entanto, a ultrassonografia aplicada à avaliação da perfusão orgânica pode trazer novos insights a respeito da função orgânica “fim”, até mesmo sendo possível antecipar alterações indiretas e mais tardias daquela função orgânica estudada, identificando, de forma precoce, deteriorações.

Avaliando a perfusão esplâncnica…

A avaliação da hemodinâmica da região esplâncnica é feita pelo índice de resistência ao Doppler. Tal medida, obtida a partir da pulsação do fluxo sanguíneo, reflete a resistência do leito microvascular ao fluxo sanguíneo. Assim, constitui uma ferramenta poderosa para detecção de anormalidades hemodinâmicas precoces relacionadas à disfunção orgânica, antes da ocorrência de alterações macro-hemodinâmicas ou bioquímicas. Isto se deve ao fato de que a hipoperfusão esplâncnica altera a microcirculação orgânica pelo aumento da resistência e, consequentemente, aumentando o índice de resistência ao Doppler.

Veja abaixo as “novas janelas” para avaliação da perfusão orgânica 

  1. Perfusão renal e hepática:

A perfusão renal pode ser avaliada pelo índice de resistência renal (renal Doppler resistive index – RDRI). Quanto maior o RDRI, menor a complacência vascular renal. Apresenta alta sensibilidade para detecção de hipoperfusão oculta esplâncnica devido à hipovolemia inicial em pacientes aparentemente com hemodinâmica estável. Um RDRI > 0,7 pode também identificar desequilíbrio entre oferta e consumo quando a oxigenação arterial periférica é normal, refletindo então uma resposta precoce vascular à hipóxia sistêmica.

A avaliação do índice de pulsatilidade da veia porta (portal vein pulsatility index – PVPI) também pode ser usada como equivalente às interpretações obtidas com o RDRI.

Um PVPI > 50% esteve associado de forma independente a um maior grau de congestão venosa sistêmica, baixas pressões diastólicas de perfusão e maior incidência de injúria renal aguda pós-operatória.

  1. Perfusão esplênica: 

Tanto em condições normais quanto patológicas, o baço é peça-chave na regulação da homeostase de fluidos no organismo. Um verdadeiro reservatório venoso, uma vez que recebe aproximadamente 10% do débito cardíaco e 2/3 do fluxo esplâncnico ( > 800 mL), valor que pode ser autotransfundido para a circulação sistêmica dentro de segundos, mediante estímulo de receptores alfa e beta adrenérgicos da vasculatura esplâncnica em caso de choque.

A perfusão esplênica pode ser avaliada pelo índice de resistência esplênica (splenic Doppler resistive index – SDRI). Tal índice tem sido associado com a função cardiovascular e fluidorresponsividade. Além de guardar correlação com níveis de lactato arterial e mudanças na saturação venosa central de oxigênio.

Um SDRI > 0,71 tem alta sensibilidade na detecção de choque hipovolêmico oculto e é possível utilizá-lo para aferir a adequação da ressuscitação, visando resolução da hipoperfusão oculta, mesmo quando os níveis de lactato arterial estão normais.

Saiba mais: CBMI 2020: Qual deve ser a meta de pressão arterial na UTI?

 Mensagens Práticas

  • Com a maior disponibilidade do ultrassom point-of-care (POCUS), os índices apresentados tornam-se de potencial aplicação na prática clínica, principalmente nos casos que evoluam com alterações hemodinâmicas e em diferentes cenários clínicos (pré-hospitalar, departamento de emergência, anestesia e UTI).
  • A avaliação da perfusão esplâncnica através do POCUS pode ser facilmente integrada à abordagem whole-body, principalmente em quadros complexos como trauma. Além disso, permite, de forma simultânea, a avaliação da perfusão global e regional.
  • A técnica ainda é parcialmente explorada e tem potencial para se tornar uma poderosa aliada na obtenção de maior sensibilidade diagnóstica, permitindo uma maior compreensão das interações cardiovasculares na beira-leito.

Referências bibliográficas:

  • Corradi F, Via G, Tavazzi G. What’s new in ultrasound-based assessment of organ perfusion in the critically ill: expanding the bedside clinical monitoring window for hypoperfusion in shock. Intensive care medicine, 2020;46(4):775-779. doi: 1007/s00134-019-05791-y

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades