Ultrassom point-of-care para guiar a punção reduz tempo de utilização do cateter?

Em um novo estudo, publicado na Critical Care Medicine, pesquisadores avaliaram se a utilização do ultrassom point-of-care para guiar a punção pode reduzir o tempo de utilização do cateter.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em um novo estudo, publicado na Critical Care Medicine, pesquisadores avaliaram se a utilização do ultrassom point-of-care para guiar a punção pode reduzir o tempo de utilização do cateter.

Para isso, 68 pacientes foram submetidos a cateterização venosa central com ultrassom e comparados com 92 controles, que apresentaram inserção de cateter central não assistida. O desfecho primário foi a colocação correta da ponta do cateter.

A ponta foi posicionada com precisão em 59 dos 68 pacientes (86,7%) no grupo assistido por ultrassom em comparação com 51 de 94 (54,8%) no grupo controle (p<0,001).

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

O Dr. Ronaldo Gismondi, Doutor em Medicina e professor de Clínica Médica da UFF, comentou os achados do estudo:

“Imagina a cena: você está de plantão na residência e, de madrugada, é chamado para atender um paciente chocado. Rapidamente você insere um cateter venoso profundo para início de nora e a enfermeira te pergunta se o acesso está liberado. Você faz até faz o teste de refluxo venoso, mas sem o raio-x, há uma insegurança em autorizar o início da medicação. O que fazer? Autorizar e rezar? Ou ir na femoral, onde as taxas de infecção são mais altas e você não pode monitorizar a PVC? Até hoje, provavelmente foi isso que você fez. Mas o estudo mencionado acima mostra uma luz no fim do túnel!

Um grupo japonês utilizou o ultrassom point-of-care para guiar a punção, avaliar se houve pneumotórax e confirmar a correta posição do cateter venoso central. O US, pela janela subcostal, foi eficaz em localizar e reposicionar a ponta do cateter e reduziu o tempo de espera de 2,4 horas para 15 minutos! Lembrando a todos que a posição ideal do cateter na radiografia é na veia cava superior, o mais vertical possível, próximo à altura da carina.”

Veja na figura abaixo:

 cateter venoso central em posição correta
Posição correta do cateter venoso central

Referências:

  • Crit Care Med. 2017 May 22. doi: 10.1097/CCM.0000000000002500. [Epub ahead of print]

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades