Neurologia

Uso da pupilometria em pacientes neurocríticos

Tempo de leitura: 2 min.

Para o manejo e o prognóstico de pacientes com lesão cerebral aguda, o reflexo fotomotor é um exame importante em conjunto com outras informações clínicas, como Escala de Coma de Glasgow (GCS) em unidades de neurointensivas.

Alterações no tamanho e na reatividade pupilar podem fornecer informações importantes para a deterioração neurológica, pressão intracraniana elevada e hérnia cerebral.

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas
Cadastrar Login

Pupilometria

O exame pupilar manual é suscetível a imprecisões relacionadas à grande variabilidade interexaminadores. Por outro lado, o pupilômetro automatizado fornece informações objetivas e quantitativas sobre a resposta pupilar à luz na forma do valor de um índice, o “Neurologic Pupil Index” (NPi), que é derivado de um algoritmo que inclui tamanho da pupila, latência, velocidade de constrição e dilatação.

O pupilômetro é um scanner óptico manual, que estimula o olho com um flash de luz, captura e analisa uma sequência rápida de imagens digitais para obter uma medida temporal do diâmetro de uma pupila. Ele analisa os dados da imagem capturada e exibe um resumo das medições. O algoritmo NPi foi desenvolvido para quantificar a reatividade pupilar e remover a subjetividade dessa avaliação. Alguns estudos relataram que as alterações no NPi refletem aumentos na pressão intracraniana com aproximadamente 16 horas de antecedência.

Mais do autor: Quais os fármacos mais eficazes para tratamento do status epilepticus?

Pacientes neurocríticos

A pupilometria automatizada pode servir como uma ferramenta útil para a medição precisa da reatividade pupilar nos pacientes neurocríticos, fornecer informações prognósticas, além de gravar um registro de data e hora mais preciso dessas medições e reduzir o tempo de intervenção.

Todos os estudos realizados incluíram pequenas amostras. São necessários mais dados sobre o uso da pupilometria automatizada em pacientes neurocríticos. Há também uma escassez de dados sobre os efeitos dos medicamentos na medida pupilométrica em pacientes nas UTIs. Futuros estudos em larga escala ajudarão a determinar a praticidade do uso rotineiro da pupilometria automatizada em pacientes neurocríticos.

Autor:

Referências bibliográficas:

  • Chen JW, Vakil-Gilani K, Williamson KL, Cecil S. Infrared pupillometry, the Neurological Pupil index and unilateral pupillary dilation after traumatic brain injury : implications for treatment paradigms. Springerplus. 2014;3:548
  • Larson MD, Muhiudeen I. Pupillometric analysis of the ‘absent light reflex’. Arch Neurol. 1995;52:369–372
  • Sahar F. Zafar, MD , Jose I. Suarez, MD. Automated pupillometer for monitoring the critically ill patient: A critical appraisal. Journal of Critical Care. 2014
  • F. Martínez-Ricarte. Infrared pupillometry. Basic principles and their application in the non-invasive monitoring of neurocritical patients. Neurología. 2013;28(1):41—51
Compartilhar
Publicado por
Felipe Resende Nobrega

Posts recentes

Covid-19: Ministério da Saúde anuncia que adolescentes receberão vacina após primeira dose de toda população adulta

Foi anunciado que adolescentes de 12 a 17 anos serão incluídos no Plano Nacional de…

1 hora atrás

Asma em Criança: atenção em tempos de Covid-19 [podcast]

Neste episódio do Whitecast, a Drª Dolores Silva, especialista em pediatria e conteudista do Whitebook,…

24 horas atrás

Meta-análise: A prática de atividade física e a influência sobre as imunizações

Alguns estudos já chamam a atenção da necessidade da boa saúde advinda de atividade física…

1 dia atrás

Esôfago curto: Estudo revisa questões históricas e atuais relacionadas ao seu tratamento

O trabalho publicado na Annals of Surgery revisa questões do tratamento da doença do refluxo…

1 dia atrás

Suplementação de ômega-3 pode retardar o envelhecimento acelerado relacionado ao estresse 

Vários estudos foram realizados e evidenciou-se que a suplementação diária com ômega 3 estaria relacionado…

1 dia atrás

Anvisa recebe pedido de uso emergencial de vacina contra Covid-19 da Sinopharm

A Anvisa recebeu uma solicitação de autorização temporária para uso emergencial para a vacina contra…

1 dia atrás