Uso de alfa-bloqueadores aumenta chance de expelir cálculos renais espontaneamente

Os resultados de uma metanálise indicam que o uso de alfa-bloqueadores está associado com aumento na chance de expelir cálculos renais espontaneamente.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Os resultados de uma metanálise indicam que o uso de alfa-bloqueadores (usados no prostatismo e, menos comumente, na hipertensão) está associado com aumento de 49% na chance de expelir cálculos renais espontaneamente.

500x120-medicamentos

Pesquisadores analisaram 55 ensaios envolvendo quase 6 mil pacientes com cálculos renais, randomizados para alfa-bloqueadores (por exemplo, tansulosina) ou placebo/nenhum tratamento.

Os pacientes do grupo alfa-bloqueadores foram 49% mais propensos a expelir espontaneamente suas pedras, com taxas de passagem de 76% contra 48% no grupo de controle. Apenas pacientes com pedras maiores (≥ 5 mm) pareceram se beneficiar.

Dado o baixo perfil de risco dessas drogas, os resultados sugerem que os médicos que administram pacientes com cálculos renais podem considerar prescrever um alfa-bloqueador, a menos que seja contra-indicado.

Este não é o primeiro estudo a sugerir o uso desses medicamentos. Estudos prévios sobre o uso especificamente da tansulosina sugeriram não haver benefício para facilitar a passagem de cálculos ureterais com menos de 10mm. Uma recente revisão sistemática demonstrou que pacientes com cálculos de 4 a 10mm se beneficiam significativamente do uso do alfa-bloqueador.

Diretriz

As diretrizes das principais sociedades reconhecem o uso off-label de alfa-bloqueadores como uma opção de tratamento inicial para pacientes com pedras ureterais recentemente diagnosticadas, não complicadas e com < 10 mm de tamanho, cujos sintomas são controlados.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250x250-portal

Referências:

  • BMJ 2016; 355 doi: https://dx.doi.org/10.1136/bmj.i6112 (Published 01 December 2016)
  • https://www.jwatch.org/fw112307/2016/12/02/meta-analysis-alpha-blockers-associated-with-passage?query=pfw&jwd=000020039906&jspc=IM
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades