Leia mais:
Leia mais:
Uso de alfa-bloqueadores aumenta chance de expelir cálculos renais espontaneamente

Uso de alfa-bloqueadores aumenta chance de expelir cálculos renais espontaneamente

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Os resultados de uma metanálise indicam que o uso de alfa-bloqueadores (usados no prostatismo e, menos comumente, na hipertensão) está associado com aumento de 49% na chance de expelir cálculos renais espontaneamente.

500x120-medicamentos

Pesquisadores analisaram 55 ensaios envolvendo quase 6 mil pacientes com cálculos renais, randomizados para alfa-bloqueadores (por exemplo, tansulosina) ou placebo/nenhum tratamento.

Os pacientes do grupo alfa-bloqueadores foram 49% mais propensos a expelir espontaneamente suas pedras, com taxas de passagem de 76% contra 48% no grupo de controle. Apenas pacientes com pedras maiores (≥ 5 mm) pareceram se beneficiar.

Dado o baixo perfil de risco dessas drogas, os resultados sugerem que os médicos que administram pacientes com cálculos renais podem considerar prescrever um alfa-bloqueador, a menos que seja contra-indicado.

Este não é o primeiro estudo a sugerir o uso desses medicamentos. Estudos prévios sobre o uso especificamente da tansulosina sugeriram não haver benefício para facilitar a passagem de cálculos ureterais com menos de 10mm. Uma recente revisão sistemática demonstrou que pacientes com cálculos de 4 a 10mm se beneficiam significativamente do uso do alfa-bloqueador.

Diretriz

As diretrizes das principais sociedades reconhecem o uso off-label de alfa-bloqueadores como uma opção de tratamento inicial para pacientes com pedras ureterais recentemente diagnosticadas, não complicadas e com < 10 mm de tamanho, cujos sintomas são controlados.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250x250-portal

Referências:

  • BMJ 2016; 355 doi: https://dx.doi.org/10.1136/bmj.i6112 (Published 01 December 2016)
  • https://www.jwatch.org/fw112307/2016/12/02/meta-analysis-alpha-blockers-associated-with-passage?query=pfw&jwd=000020039906&jspc=IM
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar