Uso de aparelhos eletrônicos em excesso na infância afeta o desenvolvimento cognitivo

Um estudo brasileiro indica que crianças que utilizam aparelhos eletrônicos em excesso e não fazem outras atividades podem ter atraso no desenvolvimento.

Um estudo brasileiro, feito pela Unicamp (SP), indica que crianças que utilizam aparelhos eletrônicos em excesso e não fazem outras atividades podem ter atraso no desenvolvimento.

500x120-usuarios

A pesquisa foi realizada pela Faculdade de Educação da Unicamp, em São Paulo, com 21 crianças com idades entre 8 a 12 anos, que fazem uso de aparelhos eletrônicos (computador, tablet, celular e videogame) de quatro a seis horas por dia. A maioria relatou não brincar fora de casa.

Os participantes passaram por testes para avaliar a capacidade de aprendizagem, perspectiva e desenvolvimento cognitivo. Apenas uma criança apresentou habilidades esperadas para essa faixa etária.

Veja também: ‘Fumo passivo prejudica criança anos após a exposição’

De acordo com os pesquisadores, crianças que se encaixam nesse perfil tendem a não exercer outras atividades fora de casa e nem ter uma rotina, afetando o desenvolvimento cognitivo.

O problema não está nos aparelhos eletrônicos, destacam os autores. O que causa esse efeito é a falta de atividades fora de casa, como jogar bola, andar de bicicleta e outras brincadeiras que são fundamentais para a criatividade. Quando uma criança brinca, ela faz uso de operações infralógicas, que garantem noção operatória de tempo, espaço e causalidade.

250-BANNER5

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2016/09/uso-de-eletronicos-em-excesso-atrasa-desenvolvimento-infantil-diz-unicamp.html

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags