Uso de cetamina intranasal na Emergência Pediátrica

Estudo teve objetivo de avaliar as percepções do pediatra e os resultados decorrentes da administração de doses variadas de cetamina intranasal.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A cetamina é um medicamento sedativo e analgésico seguro e amplamente utilizado em departamentos de emergência pediátrica. Entretanto sua administração intranasal (IN) ainda não é disseminada em pediatria.

Cetamina intranasal na pediatria

Dessa forma, com o objetivo de avaliar as percepções do pediatra e os resultados decorrentes da administração de doses variadas de cetamina IN para ansiólise, sedação ou analgesia em crianças, Guthrie e colaboradores (2019) conduziram o estudo Use of Intranasal Ketamine in Pediatric Patients in the Emergency Department, publicado em julho na revista Pediatric Emergency Care.

Leia também: 

Metodologia

Os autores realizaram um estudo prospectivo associado a revisão de prontuários de 196 pacientes pediátricos com idade igual ou superior a 6 meses admitidos no período de janeiro a maio de 2018 em uma emergência pediátrica americana e que receberam cetamina IN. O objetivo primário foi determinar a satisfação do pediatra com o uso da cetamina IN. Os objetivos secundários incluíram a comparação dos desfechos estratificados por dose, eventos adversos, avaliação de insucesso do tratamento e tempo de permanência na Emergência Pediátrica. 

Resultados

Os pediatras ficaram muito confortáveis ​​com o uso da cetamina IN (escore 100/100), muito satisfeitos com sua eficácia (escore 90/100) e satisfeitos com o conforto do paciente (escore 75/100). O conforto do paciente foi otimizado quando as doses empregadas estavam entre 3,0 e 5,0 mg/kg. Quinze pacientes (7,7%) não tiveram sucesso com a administração de cetamina IN e necessitaram de outros sedativos para a execução do procedimento (40% dessas falhas com o uso de cetamina IN ocorreram durante a realização de procedimentos ortopédicos). No geral, a taxa de eventos adversos foi de 6%, porém estes efeitos foram considerados pequenos [náuseas (n = 3; 1,5%), tontura (n = 2; 1%) e sonolência (n = 2; 1%)]. Nenhum paciente necessitou de suporte ventilatório ou intubação endotraqueal.

Saiba mais: Erros relacionados ao uso de medicamentos na emergência pediátrica: você sabe como reduzir?

Em uma análise secundária, 232 pacientes que receberam cetamina IN foram comparados a 263 pacientes que haviam sido submetidos a sedação completa com outros medicamentos por via intravenosa (IV) antes de procedimentos no ano anterior (janeiro a junho de 2017). O tempo médio de internação foi significativamente menor no grupo cetamina IN (238 minutos versus 332 minutos).

Conclusão

Os autores concluíram que a cetamina IN foi capaz de proporcionar ansiólise, sedação e analgesia seguras e bem-sucedidas em pacientes pediátricos no departamento de Emergência Pediátrica. Apesar de o estudo apresentar uma metodologia fraca para a avaliação do tempo médio de internação com o uso de cetamina IN, os pesquisadores puderam demonstrar que o uso da cetamina IN reduziu os recursos necessários para tornar as crianças confortáveis ​​para os procedimentos, e os pediatras ficaram satisfeitos com seus efeitos no conforto do paciente. A maioria dos pacientes que apresentou insucesso com o uso de cetamina IN foi submetida a procedimentos mais demorados e dolorosos, o que justifica a necessidade da associação de outros medicamentos EV. 

 

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades