Página Principal > Saúde & Tecnologia > Uso de drones para entrega de vacinas em áreas remotas: uma estratégia rentável?
vacina no mundo

Uso de drones para entrega de vacinas em áreas remotas: uma estratégia rentável?

Apesar dos avanços no desenvolvimento de novas e mais potentes vacinas, sua distribuição em áreas remotas e de difícil acesso ainda não evoluiu significativamente. Até agora.

Agora, graças aos avanços tecnológicos na área da Saúde, o uso de drones está sendo cogitado como uma possível solução para o problema de distribuição. Mas essa estratégia é realmente rentável?

Pesquisadores da Bloomberg School, do hospital Johns Hopkins, usaram um modelo de simulação de computador para comparar a entrega de vacinas através de transporte terrestre tradicional (caminhões, motos e transporte público) com a distribuição através de drones.

Para o estudo, foram consideradas as condições da estrada, a disponibilidade de refrigeração, peso, espaço, condições meteorológicas e outras nas simulações.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Os resultados mostraram que o uso de drones aumentou a disponibilidade de vacinas, chegando potencialmente a 96% da população alvo, contra 94% para o transporte terrestre. Além disso, os drones também entregaram uma economia de 8 centavos por vacinação, resultando em uma economia de 20% em termos globais.

Para os autores do estudo, os drones podem ter um impacto significativo sobre as taxas de vacinação. Fabricantes de drones estão realizando estudos piloto em larga escala com diferentes países e condições para avaliar as habilidades da nova tecnologia de acordo com as diretrizes estabelecidas.

Referências:

  • https://magazine.jhsph.edu/2016/fall/briefings/let-it-fly/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.