Uso de esteroides anabolizantes afeta estrutura do cérebro; saiba como orientar seu paciente

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

bUm novo estudo feito com atletas conseguiu associar o uso prolongado de esteroides anabólicos androgênicos à diminuição nos volumes cerebrais, analisados por ressonância magnética.

As complicações cardiovasculares e psiquiátricas do uso de esteroides anabólicos androgênicos (EAA) já são bem conhecidas pelos médicos. Agora, para determinar se eles estão associados também à mudanças na estrutura do cérebro, investigadores noruegueses utilizaram ressonância magnética de alta resolução em 82 levantadores de peso que tinham usado EAA por mais de um ano com 68 levantadores de peso que nunca usaram EAA ou outros tipos de substâncias de doping.

O resultado mostrou que os usuários EEA tinham menos matéria cinzenta em geral, menores volumes corticais e putâmen e córtex mais fino no cérebro. O uso prolongado de anabolizantes foi associado a maior perda de espessura e volume cortical. Os resultados não podem ser explicados por abuso concomitante de substâncias não-esteroidais androgênicas, mas o abuso destas substâncias amplifica os efeitos de substâncias androgênicas na estrutura cerebral.

Os esteroides entram no cérebro e se ligam a receptores androgênicos. Os possíveis efeitos do uso incluem a formação de beta-amiloide, estresse oxidativo e efeitos cardiovasculares na circulação cerebral. Independentemente da causa, as consequências incluem envelhecimento acelerado do cérebro, declínio cognitivo e demência, bem como a diminuição da capacidade de resistência associada com síndromes psiquiátricas. Os médicos devem alertar todos os usuários de anabolizante sobre esses riscos e acompanhar a função cognitiva em pacientes que continuam a usar estas substâncias.

Link para o estudo completo: https://www.biologicalpsychiatryjournal.com/article/S0006-3223(16)32529-X/abstract

ban

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar