Uso de LABA + ICS versus LAMA + LABA para o tratamento de DPOC estável

Uma recente revisão sistemática e metanálise comparou a eficácia e segurança do uso de LAMA + LABA versus LABA + ICS no tratamento da DPOC estável.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma enfermidade respiratória caracterizada por limitação do fluxo aéreo pulmonar que pode ser prevenida e tratada. Além de comprometer os pulmões, pode produzir consequências sistêmicas significativas.

Seu tratamento tem como objetivo a prevenção da progressão da doença, alívio dos sintomas, melhora da tolerância a exercícios e do estado de saúde, prevenção e tratamento das complicações e exacerbações, prevenção e tratamento das hospitalizações, e redução da mortalidade.

LABA

LABA, LAMA e ICS

Três classes de medicamentos inalatórios são utilizados no tratamento da DPOC: beta-agonistas de longa duração (LABA), antagonistas muscarínicos de longa duração (LAMA) e corticoides inalatórios (ICS). Quando são necessárias duas classes de medicamentos, LAMA + LABA e LABA + ICS são frequentemente selecionados porque estas combinações podem ser administradas através de um único dispositivo.

A orientação anterior do Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD) recomendou o LABA + ICS como o tratamento de primeira linha para o controle da DPOC estável em pessoas de alto risco das categorias C e D. No entanto, a orientação atualizada do GOLD 2017 recomenda LAMA + LABA ao invés de LABA + ICS.

Neste contexto, uma recente revisão sistemática e metanálise comparou a eficácia e segurança do uso de LAMA + LABA versus LABA + ICS no tratamento da DPOC estável.

ATUALIZE-SE! GOLD 2019 – quais as novidades na abordagem da DPOC?

LAMA + LABA versus LABA + ICS

Foram incluídos 11 estudos envolvendo 9.839 participantes na análise quantitativa. A maioria dos estudos incluiu pacientes com DPOC moderada a grave, sem exacerbações recentes. Cinco estudos recrutaram participantes com categoria B do GOLD, um estudo participantes da categoria D, dois estudos participantes da categoria A/B e três estudos participantes sem restrição da categoria.

O seguimento variou de 6 a 52 semanas. Em cada estudo, 65% a 91% (mediana de 72%) eram homens. A idade média em cada estudo variou de 61 anos a 71 anos com mediana de 63 anos.

Para o tratamento da DPOC, o uso de LAMA + LABA apresentou menos exacerbações, melhora maior do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1), menor risco de pneumonia e melhora mais frequente na qualidade de vida, medida por um aumento de 4 unidades ou mais do questionário respiratório de St. George (SGRQ) quando comparado com LABA + ICS.

Dessa forma, os resultados deste estudo suportam a orientação recentemente atualizada do GOLD que favorece o uso de LAMA + LABA sobre LABA + ICS.

 

Referência:

  • Horita N, Goto A, Ota E, Nakashima K, Nagai K, Kaneko T. Long-acting muscarinic antagonist plus long-acting beta agonist versus long-acting beta agonist plus inhaled corticosteroid for stable chronic obstructive pulmonary disease. Cochrane Database Syst Rev. 2016;2016(2).

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades