Leia mais:
Leia mais:
Uso de videolaringoscópio não somente para intubação traqueal

Uso de videolaringoscópio não somente para intubação traqueal

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Sabe-se que o avanço da tecnologia vem facilitando os profissionais de diversas áreas a trabalharem com maior segurança e facilidade em todas as profissões, e na medicina, esses avanços também vêm contribuindo para que os profissionais da área de saúde possam melhorar suas técnicas e condutas práticas. O surgimento do videolaringoscópio contribuiu de forma significativa para que os procedimentos de intubação traqueal, principalmente em vias aéreas difíceis, fossem realizados com muito mais precisão, facilidade e segurança, diminuindo assim, as complicações oriundas dessa técnica. E por conta disso, o seu uso se propagou e se popularizou de forma rápida.

Atualmente com o surgimento da Covid-19 o seu uso também ficou bastante popularizado, uma vez que permite uma intubação segura, com riscos mínimos de contaminação dos profissionais.

Leia também: Intubação em pacientes críticos: a importância do uso de guias para facilitar o processo

Uso de videolaringoscópio não somente para intubação traqueal

O videolaringoscópio

Existem vários modelos de videolaringoscópio, mas de uma forma geral, consiste em um instrumento formado por um laringoscópio acoplado a uma câmera que proporciona uma visualização direta, por imagem, das vias aéreas superiores e do trajeto do tubo traqueal durante todo o procedimento de intubação. Promove a perfeita visualização da glote, que é a estrutura visualmente mais importante para que uma intubação traqueal seja realizada com sucesso. Foi originalmente criado para uso em pacientes com vias aéreas difíceis, como um excelente facilitador, porém ganhou notoriedade e hoje é usado de forma rotineira na prática clínica, não somente no ambiente cirúrgico, mas também nas salas de trauma, em ambulâncias e unidades de terapia intensiva.

O videolaringoscópio fornece ângulos bem maiores de visualização da cavidade oral e das vias aéreas do que os laringoscópios comuns, além de simultaneamente rebater os tecidos moles que porventura podem atrapalhar a visualização da região, principalmente onde a anatomia não é favorável. Os laringoscópios normais precisam de um alinhamento dos três eixos (oral, faringeal e laringeal) para que se possa ter uma posição favorável para visualização da glote, o videolaringoscópio não necessita desse posicionamento, o que facilita a intubação em situações adversas com o imobilização cervical e até em mãos de profissionais menos experientes.

Saiba mais: Videolaringoscopia no atendimento pré-hospitalar: seria essa uma nova realidade?

Com a sua expansão na prática médica, vários estudos foram realizados com a intenção de fornecer novas utilidades para o uso do videolaringoscópio, partindo para outros campos de atuação, não somente o da intubação traqueal, uma vez que esse aparelho pequeno, simples e portátil fornece imagens das vias aéreas de forma efetiva.

Aplicações

Além do uso rotineiro original do videolaringoscópio como intubação traqueal, intubação nasotraqueal, intubação acordado, intubação em pacientes com Covid-19, alguns estudos demonstraram diversas outras funções onde ele também pode ser aplicado. Entre elas:

  1. Controle dos movimentos das cordas vocais após cirurgia de tireoide.
  2. Remoção de corpos estranhos.
  3. Injeção de medicações em corda vocal.
  4. Inserção de probes ecocardiográficos intraesofagianos.
  5. Diagnóstico e gravação de patologias de vias aéreas superiores.
  6. Auxílio na dilatação esofagiana.
  7. Auxílio na troca do tubo traqueal.
  8. Inserção ou reposicionamento de sondas.

A única contraindicação absoluta do uso desse aparelho é em casos onde há dificuldade do paciente em abrir a boca suficiente para se introduzir a lâmina.

Muitos centros estão instituindo o videolaringoscópio como ferramenta primária para intubação traqueal, porém infelizmente, apesar das múltiplas qualidades e funções desse aparelho, nem todos os centros têm disponibilidade do seu uso, devido a motivos financeiros.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Araz C, Kayhan Z. Videolaryngoscopes: not only for endotracheal intubation. Brazilian Journal of Anesthesiology. 2021;71(6):672-673. doi: 10.1016/j.bjane.2021.07.024.
  • Goranović T. IntechOpen, Special Considerations in Human Airway Managements Videolaryngoscopy, the Current Role in Airway Management. Special Considerations in Human Airway Managements; 2020.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.