Uso de Vitamina D pré-natal pode reduzir asma na infância?

O VDAART é um estudo de suplementação, duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, no qual foi administrada vitamina D na semana 10 a 18 da gravidez

Asma é um grande problema da saúde pública, responsável por várias internações onerando o sistema público. Na grande maioria dos casos, adultos asmáticos tiveram na infância relato de hiper-reatividade brônquica desde o início da vida. Então qualquer estratégia que tente prevenir a asma merece ser estudada e o alvo seria o período pré-natal ou a vida pós-natal precoce.

Obstetra trata de paciente que passa por suplementação de vitamina D em período pré-natal contra asma na infância.

Vitamina D e asma

O objetivo do VDAART era determinar se, quando os níveis maternos de 25-hidroxivitamina D (25-OHD) fossem levados em consideração durante a gravidez seus filhos teriam menor incidência de asma e sibilância recorrente aos 6 anos de idade do que aquelas nascidas do grupo controle, com menores valores de 25-ODHD. Pois já que o objetivo é prevenir a asma persistente, para ter ideia se aquela intervenção funciona precisamos avaliar os resultados antes que as crianças tratadas atinjam a idade escolar.

O VDAART é um estudo de suplementação de vitamina D, duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, no qual foram administradas 4.400 UI de vitamina D3 por dia ou 400 UI de vitamina D3 por dia na semana 10 a 18 da gravidez. Como critérios de inclusão a mãe ou o pai biológico precisavam ter asma, rinite alérgica ou eczema.

Para a análise de intenção de tratar na estratificação de acordo com o nível materno de vitamina D durante a gravidez, não houve efeito da suplementação no desfecho primário, que foi asma, sibilância recorrente ou ambas. Assim como na maioria dos resultados clínicos secundários pré-especificados (eczema, rinite alérgica ou infecção de trato respiratório inferior).

Leia também: Tratamento com azitromicina pode ser eficaz em crianças hospitalizadas com asma?

Resultado

O estudo foi conduzido adequadamente, portanto, o resultado deve ser considerado bastante definitivo: a suplementação de vitamina D não deve ser usada para prevenir a asma em idade escolar, o que é frequentemente associado à sensibilização aeroalérgeno.

Embora a suplementação no estudo VDAART não tenha sido eficaz na prevenção da asma em idade escolar, a suplementação de vitamina D durante a gravidez ainda pode desempenhar um papel importante na prevenção de formas menos persistentes de chiado no lactente com histórico parental de asma e alergias.

Conclusão

Se estudos futuros confirmarem o efeito preventivo da suplementação de altas doses de vitamina D na gravidez para doenças virais do trato respiratório inferior pré-escolar, poderá ser considerada a suplementação de rotina com doses mais altas do que as atualmente recomendadas.

No Whitebook você encontra as melhores condutas para asma. Baixe agora o maior aplicativo médico do Brasil!

Referências bibliográficas:

  • Litonjua AA, et al. Six-Year Follow-up of a Trial of Antenatal Vitamin D for Asthma Reduction. The New England Journal of Medicine 2020;382(6).

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.