Uso emergencial do medicamento Paxlovid contra a Covid-19 é aprovado no Brasil

A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou o uso emergencial, em caráter experimental, do medicamento Paxlovid para o tratamento da Covid-19.

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial, em caráter experimental, do medicamento Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir) para o tratamento da Covid-19. Estudos indicam que o fármaco reduz em 89% o risco de hospitalização ou óbito em adultos vulneráveis.

O nirmatrelvir é um novo remédio desenvolvido pela Pfizer-BioNTech. E o ritonavir já era utilizado no tratamento do HIV/AIDS. Os dois atuam em conjunto bloqueando uma enzima que o vírus precisa para se replicar no organismo.
O remédio é indicado para o tratamento em adultos que não necessitam de oxigênio suplementar e apresentam risco aumentado de progressão para o tipo mais grave da doença.

O medicamento já possui aprovação para o uso emergencial nos Estados Unidos, Canadá, China, Japão, Austrália, e países do Reino Unido e da Europa. O pedido de uso emergencial foi apresentado pela empresa Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda./Pfizer, no dia 15 de fevereiro.

De acordo com a diretora da Anvisa, Meiruze Freitas, relatora do processo, foram avaliadas todas as evidências científicas disponíveis e equilibrados cuidadosamente os riscos com os respectivos benefícios, conhecidos ou potenciais desse fármaco.

“O mundo inteiro aguarda com esperança e urgência por terapias efetivas, de fácil acesso e que permitam o amplo tratamento da Covid-19. O corporativismo da Anvisa é o compromisso com a proteção da saúde pública. Todos os processos de medicamentos e vacinas contra a Covid-19 submetidos à Agência foram exaustivamente avaliados por uma equipe multidisciplinar de servidores públicos que empenharam todos os seus esforços para que, no Brasil, fosse dado acesso a diferentes vacinas e tratamentos”, ressaltou a diretora.

Paxlovid

Limitações de uso do Paxlovid

O uso do Paxlovid não está autorizado para os seguintes casos:

  • Início de tratamento em pacientes que requerem hospitalização devido a manifestações graves ou críticas da Covid-19;
  • Profilaxia pré ou pós-exposição para a prevenção da infecção pelo novo coronavírus;
  • Uso contínuo por mais de cinco dias;
  • Como não há dados do seu uso em gestantes, recomenda-se que seja evitada a gravidez durante o tratamento com o referido medicamento e, como medida preventiva, até sete dias após o término do tratamento.
  • Não é recomendada a sua utilização em pacientes com insuficiência renal grave ou com falha renal, uma vez que a dose para esse público ainda não foi definida.

Leia também: Medicamentos contra a covid-19 estão aprovados no Brasil, mas fora do SUS

Avaliação técnica 

A equipe técnica da Anvisa determinou a realização de uma carta aos profissionais de saúde para orientação sobre o uso do Paxlovid simultaneamente com outros remédios e dos cuidados necessários.

Também foi requisitado que a empresa responsável pelo medicamento disponibilize informações sobre o uso do produto no Brasil para monitorar a sua aplicação e eventuais eventos adversos.

“Incluímos o compromisso de apresentar relatórios de estudos clínicos e não-clínicos e informar trimestralmente a situação regulatória em outros países”, disse o gerente geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades