Uso problemático de mídias interativas: você conhece esta entidade?

Metade dos adolescentes passam mais de 6h expostos a algum tipo de tela. Esse grupo é considerado de risco para Uso Problemático das Mídias Interativas.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A inovação nas áreas tecnológicas e as mudanças na maneira como os seres humanos interagem trouxe uma série de desafios para nossa sociedade, em especial no que diz respeito ao desenvolvimento neuropsicomotor de crianças e adolescentes. Observa-se cada vez mais preocupação com a quantidade de tempo que crianças ficam expostas às telas, assim como com o início precoce dessa exposição. 

Alguns trabalhos vêm destacando a importância desse tema com relação a aspectos objetivos da avaliação da saúde. A exposição às telas vem sendo associado a inúmeros problemas de saúde, incluindo obesidade e depressão. 

Os adolescentes formam um grupo de indivíduos que apresentam particularidades nesse processo, uma vez que é nessa fase da vida que os processos de desenvolvimento social e mental estão mais intensificados. Sendo assim, podem estar mais sujeitos aos efeitos maléficos do uso das mídias digitais. 

Estudos sugerem que cerca de 50% dos adolescentes se sentem conectados em tempo integral, passando cerca de 6 horas e 40 minutos de seu dia, em média, expostos a algum tipo de tela. Sendo assim, esse grupo é considerado de risco para o que vem sendo denominado Uso Problemático das Mídias Interativas (PIMU em inglês). 

O PIMU é uma entidade nosológica ainda em investigação, uma vez que esse termo foi cunhado recentemente (2018). Tem relação com os transtornos de jogos, transtornos esses reconhecidos recentemente tanto pelo DSM-5 quanto pelo CID-11. Porém, alguns autores preferem usar o termo PIMU, uma vez que esse termo tem uma abrangência maior e não se restringe apenas a comportamentos relacionados aos hábitos de jogar e apostar em ambientes digitais, mas compreende outras interações nesses ambientes que levam a prejuízos funcionais e alterações de caráter compulsivo. 

Cabe destacar que o período de exposição a telas não é o único fator levado em consideração ao se pensar em PIMU; mais importante, os prejuízos causados por esse comportamento devem ser levados em conta. 

Leia mais: Uma discussão sobre o “vício” em videogames

Por ser um termo cunhado recentemente, poucos estudos sobre a epidemiologia do quadro encontram-se disponíveis, com problemas relacionados às escalas de avaliação. As estatísticas disponíveis estimam um total que varia de 7-18% de adolescentes com PIMU. 

Ainda não existe consenso sobre se essa entidade deva ser considerada uma doença específica ou se é uma manifestação de outros transtornos cognitivos e/ou comportamentais. De qualquer forma, a literatura já indica uma associação entre o uso problemático de mídias interativas com o Transtorno Hiperativo e de Déficit de Atenção (TDAH), com síndromes depressivas e ansiosas e com o Transtorno do Espectro Autista. 

Os profissionais de saúde que atendem adolescentes, principalmente aqueles da atenção primária, devem compreender que todos os adolescentes estão no grupo de risco para o desenvolvimento do PIMU, devendo-se sempre pensar nessa possibilidade diagnóstica. Em pacientes com as comorbidades descritas no parágrafo anterior, e naqueles pacientes que são classificados como “tristes”, o rastreio com ferramentas como o PRIUSS (the Problematic and Risky Internet Use Screening Scale) pode ser interessante. 

 

Referências: 

  • Nereim, C, Bickham D, Rich M. A primary care pediatrician’s guide to assessing problematic interactive media use. Current opinion in pediatrics, v. 31, n. 4, p. 435-441, 2019.
  • Boers E, et al. Association of screen time and depression in adolescence. JAMA pediatrics, 2019.
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. Guidelines on physical activity, sedentary behaviour and sleep for children under 5 years of age. 2019.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades