Uso regular de inibidores da fosfodiesterase tipo 5 está associado a maior risco de alterações oculares? 

Um grande estudo encontrou um risco aumentado de alterações oculares associadas ao uso de inibidores da fosfodiesterase tipo 5.

Um grande estudo de coorte com 213.033 homens publicado na JAMA Ophthalmology essa semana encontrou um risco aumentado de descolamento seroso de retina, oclusão vascular da retina e neuropatia óptica isquêmica associado ao uso de inibidores da fosfodiesterase tipo 5 de forma regular. Alguns  relatos de caso e estudos epidemiológicos pequenos já alertavam para o risco de eventos oculares adversos. O objetivo do estudo americano foi quantificar o risco dessas alterações específicas. As informações foram obtidas em bases de dados de 2006 a 2020 e os participantes foram acompanhados até o desenvolvimento de um primeiro diagnóstico de uma das alterações oculares ou até terminar a cobertura do estudo. O risco foi comparado com o de não usuários. Os pacientes com essas alterações oculares no ano anterior ao estudo foram excluídos.

Saiba mais: Alterações oftalmológicas na criança com transtorno do espectro autista (TEA)

fosfodiesterase

Estudo sobre o uso de inibidores da fosfodiesterase tipo 5

A coorte de 213.033 homens recebeu sildenafil, tadalafil, vardenafil e avanafil. A análise incluiu um total de 1.146 casos de descolamento seroso da retina (278), oclusão vascular da retina (628) e neuropatia óptica isquêmica (240) e 4.574 controles com média de idade em ambos os grupos de 64.6 anos.

Pacientes com descolamento seroso, oclusão vascular e neuropatia óptica geralmente tem mais hipertensão, diabetes, doença arteriana coronária e apneia do sono. O risco relativo foi de 1.85 para qualquer um dos três eventos oculares (com 15.5 casos a cada 10.000 pessoas ano). O risco relativo para cada um separadamente foi de 2.58 (descolamento seroso, com 3.8 casos por 10.000 pessoas- ano), 1.44 (oclusão vascular, com 8.5 casos por 10.000 pessoas-ano) e 2.02 (neuropatia óptica isquêmica, com 3.2 casos por 10000 pessoas-ano).

Considerações

Os achados da coorte analisada sugerem um risco aumentado dessas alterações oculares durante uso regular de inibidores da fosfodiesterase tipo 5. Esses devem ser alertados dos riscos de eventos adversos oculares associado a essas drogas e devem avisar seus médicos em caso de qualquer sintoma visual novo.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Etminan M, Sodhi M, Mikelberg FS, Maberley D. Risk of Ocular Adverse Events Associated With Use of Phosphodiesterase 5 Inhibitors in Men in the US. JAMA Ophthalmol. Published online April 07, 2022. doi:10.1001/jamaophthalmol.2022.066 

Especialidades