Uso seguro de medicamentos na Covid-19: o que o enfermeiro precisa saber?

Com a pandemia no Brasil e o aumento do consumo de medicamentos para a intubação, o abastecimento entrou em colapso no sistema de saúde.

Com o agravamento da pandemia da Covid-19 no Brasil e consequente aumento do consumo de medicamentos analgésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares utilizados para a intubação traqueal, o abastecimento do kit de intubação entrou em colapso no sistema de saúde.

Diante da dificuldade enfrentada na reposição dos fármacos, recomenda-se o uso racional, realização de substituição possíveis e a priorização de anestésicos inalatórios e bloqueios regionais em procedimentos anestésico-cirúrgicos.
Para manter o abastecimento regular dos medicamentos utilizados para intubação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), abriu um processo regulatório sobre procedimentos temporários e extraordinários para a autorização em caráter emergencial de medicamentos usados em pacientes com a Covid-19.

Leia também: O erro e iatrogenias de enfermagem durante a pandemia: um problema de todos

Dessa forma, é permitida a importação de medicamentos prioritários para uso em serviços de saúde com a dispensa de regularização sanitária pela Anvisa e podem ser utilizados no Brasil com rótulos, embalagens e bulas em idioma diferente do português.

Em relação aos medicamentos recebidos por doação e com rotulagem em mandarim, tal situação compromete a segurança do paciente diante da superlotação em Unidades de Terapia Intensiva e sobrecarga de profissionais, o que pode predispor ao erro de medicação.

Sendo assim, um ofício com recomendações foi elaborado por diversas sociedades científicas e recentemente, a Anvisa atualizou um alerta aos profissionais de saúde com o objetivo de chamar atenção quanto aos cuidados que devem ser adotados na administração dos medicamentos importados para uso na intubação orotraqueal visando a segurança no uso desses medicamentos, conforme abaixo:

medicamentos na Covid-19

Medicamentos prioritários

O enfermeiro deve conhecer a lista publicada pelo Ministério da Saúde com a relação dos medicamentos prioritários utilizados no enfrentamento da Covid-19, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A lista deve estar disponível e afixada em local visível para os profissionais em todos os serviços de saúde.

Rotulagem

Os medicamentos recebidos devem ser rotulados no idioma português e devem conter minimamente as seguintes informações: denominação genérica do medicamento, concentração e via de administração, utilização da padronização internacional por cores para os medicamentos, informações relativas às condições de armazenamento e conservação (rótulo da embalagem secundária). Na impossibilidade de impressão da etiqueta em cores, utilizar a etiqueta com fundo branco e com letras pretas. Se não for possível fixar a etiqueta na ampola, embalar a ampola em saco plástico e fixar a etiqueta.

Concentração do medicamento importado

Alguns medicamentos importados possuem concentrações diferentes das comumente utilizadas no Brasil. A equipe de enfermagem deve estar atenta no cálculo da dosagem, na diluição e no tempo de infusão. Utilize a dupla checagem com o colega da equipe.

Protocolo da instituição

É fundamental a adesão ao protocolo elaborado pela instituição para o uso dos medicamentos importados. Consulte e incentive a adesão à utilização dos membros da equipe de enfermagem. Em caso de dúvidas, entre em contato com o farmacêutico.

Eventos adversos

Notifique à gerência de risco da sua instituição ou, em sua ausência, utilize o VigiMed, sistema de notificação da Anvisa em caso de suspeita de ocorrência de evento adverso relacionado ao uso do medicamento importado, incluindo erros de medicação e near miss (quase erro) e no sistema Notivisa relacionado à queixas técnicas. Eventos adversos graves devem ser notificados em até 72 horas e os demais e as queixas técnicas devem ser notificados em até 5 dias do seu conhecimento.

Saiba mais: Enfermeiros e técnicos de enfermagem são os profissionais mais acometidos pela Covid-19

Para saber mais sobre o novo coronavírus e outros temas, continue acompanhando aqui no Portal Pebmed e no App Nursebook. Se você ainda não baixou, ele está disponível no App Store e na Play Store. Todos os conteúdos estão liberados por tempo limitado, aproveite!

Referências bibliográficas:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.