USPSTF lança diretrizes para rastreio de câncer do colo de útero

A  U.S. Preventive Services Task Force (USPSTF)  lançou recentemente um comunicado definitivo sobre as diretrizes para rastreio do câncer do colo do útero.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A  U.S. Preventive Services Task Force (USPSTF)  lançou recentemente um comunicado definitivo sobre as diretrizes para o rastreio e resumo de evidências na checagem do câncer do colo do útero, publicado no site oficial do grupo. A Força Tarefa aconselha que os clínicos verifiquem a presença deste tipo de câncer em mulheres entre 21 e 29 anos, por meio do teste de Papanicolau. Em pacientes na faixa etária entre 30 e 65 anos, o exame também é recomendado a cada três anos ou, no período de cinco em cinco anos, um teste para detectar HPV de alto risco deve ser aplicado. A entidade sugere a aplicação simultânea dos dois exames de cinco em cinco anos. Cada mulher deve decidir qual procedimento é melhor para si após conversar com seu médico. Esta é uma recomendação de nível A, ou seja, com alto índice de evidência.

Leia mais: Detecção precoce do câncer de cólon baseado em um modelo multifatorial

Essas diretrizes são direcionadas às mulheres com útero e que não apresentaram nenhum sintoma ou sinal de câncer de colo, à despeito da vida sexual ou do status de vacinação contra o HPV. As recomendações não se aplicam àquelas com alta exposição à doença, como mulheres que foram diagnosticadas anteriormente com alto grau de lesão pré-cancerosa no cérvice.

As diretrizes da USPSTF desaconselham a checagem em jovens com menos de 21 anos e em idosas com mais de 65 anos cujos exames não detectaram a doença. O grupo não recomenda o screening do câncer em mulheres de qualquer idade que sofreram Histerectomia e não possuem útero. Esta é uma recomendação D, ou seja, com baixo índice de evidência.

A Força Tarefa alerta que um estudo minucioso deve ser realizado para avaliar se diferentes estratégias de rastreio podem ser cruciais para reduzir a morte de mulheres vítimas do câncer do colo do útero.

Referências:

  • Final Update Summary: Cervical Cancer: Screening. U.S. Preventive Services Task Force. August 2018.
    https://www.uspreventiveservicestaskforce.org/Page/Document/UpdateSummaryFinal/cervical-cancer-screening2

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.