Vacina contra HIV: testes em humanos começarão no Brasil

Após pesquisas iniciais, uma vacina contra o HIV considerada promissora entrará em uma fase avançada, de teste em humanos. 

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A prevenção combinada é a estratégia atual de prevenção do HIV e inclui algumas ações como: prevenção da transmissão vertical, programas de redução de danos para usuários de álcool e outras substâncias, profilaxia pré-exposição (PrEP), profilaxia pós-exposição (PEP) e o tratamento de pessoas que já vivem com HIV.

Em breve, pode ser que a vacina contra o HIV se incorpore a esta lista. Após pesquisas iniciais, uma vacina contra o HIV considerada promissora entrará em uma fase avançada, de teste em humanos. 

O estudo, conhecido como Mosaico, será conduzido em aproximadamente 55 centros clínicos em oito países, inclusive no Brasil, contando com a participação de cerca de 3.800 indivíduos. O objetivo será avaliar se um regime de vacina experimental pode prevenir de forma segura a aquisição de HIV entre homens que fazem sexo com homens e transexuais. O estudo é conduzido pelo National Institutes of Health e parceiros, além de contar com o patrocínio Janssen Pharmaceutical Companies da Johnson & Johnson.

Saiba mais: Sobrevida de pessoas com HIV mais que dobrou nos últimos anos no Brasil

A vacina que será avaliada no Mosaico é administrada em quatro doses no período de um ano. A vacina mescla quatro vetores de adenovírus sorotipo 26, que libera um mosaico de antígenos de HIV (nas doses 1 e 4) e uma combinação de duas proteínas solúveis (nas doses 3 e 4).  Todos os participantes do estudo receberão um kit de prevenção do HIV, incluindo profilaxia pré-exposição (PrEP). 

Um outro estudo complementar, conhecido como IMBOKODO, a respeito de vacina contra o HIV, já está em andamento. Trata-se de um estudo clínico que avalia atualmente a eficácia da vacina em 2.600 mulheres de 18 a 35 anos em cinco países do sul da África. A expectativa é de que os testes do Mosaico iniciem até o fim deste ano. Os resultados iniciais do IMBOKODO e do Mosaico são esperados no final de 2021 e em 2023, respectivamente. 

Imagem do Ministério da Saúde
http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/previna-se

 

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades