Vacina contra meningite meningocócica C está disponível para menores de 11 anos até dezembro

A vacinação gratuita contra a meningite meningocócica foi ampliada até dezembro deste ano para todas as crianças menores de 11 anos.

A vacinação gratuita contra a meningite meningocócica foi ampliada até dezembro deste ano para todas as crianças menores de 11 anos que ainda não tenham recebido o imunizante pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS). 

A medida tem como objetivo evitar surtos da doença e otimizar o uso das doses da referida vacina, em virtude do baixo consumo desse imunizante nos últimos anos.

Leia também: Dia Mundial de Combate à Meningite: tratamento e imunização

Vacina contra meningite meningocócica C está disponível para menores de 11 anos até dezembro

Atraso na vacinação

Uma pesquisa realizada pela IPSOS Mori e encomendada pela farmacêutica GSK, realizada entre 19 de janeiro e 16 de fevereiro de 2021, entrevistou 4.962 pais e responsáveis legais de oito países (incluindo o Brasil) e revelou que 50% dos pais atrasaram ou não vacinaram seus filhos contra a meningite meningocócica durante a pandemia do novo coronavírus.  

Esses resultados convergem com os dados do PNI que apontam que apenas 49% do público-alvo da vacina meningocócica C cumpriu o esquema vacinal recomendado até agosto deste ano. Em 2020, a cobertura vacinal também ficou abaixo do esperado: 78%.

Na opinião do pediatra Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), essa ampliação é uma ótima oportunidade para a atualização da caderneta de vacinação desta faixa etária, visando a proteção principalmente nesse momento em que as aulas presenciais estão sendo retomadas em todo o país.

“Os mais jovens estão mais vulneráveis aos riscos da doença. E o sorogrupo C é o de maior incidência no país, responsável por 60% dos casos da enfermidade, quando observamos todas as faixas etárias. Ademais, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela transmissão da doença, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador da bactéria meningocócica em nasofaringe”, esclareceu o presidente da SBIm.

A vacina também é oferecida gratuitamente nos postos de saúde para bebês — com doses administradas aos três e cinco meses de idade, além de um reforço aos 12 meses. Para adolescentes de 11 e 12 anos, está disponível a vacina contra os sorogrupos A, C, W e Y em dose única.

Mais sobre a meningite meningocócica

Transmitida por contato com gotículas ou secreções respiratórias através de tosse, espirro ou beijo de uma pessoa contaminada, a meningite meningocócica atinge principalmente crianças.

De acordo com a infectologista Lessandra Michelin, gerente médica de vacinas da GSK, o grande desafio é o diagnóstico precoce, fator determinante para a sobrevivência ou a redução de sequelas nos pacientes.

Saiba mais: Meningite bacteriana resistente a ciprofloxacino isolada em menino nos Estados Unidos

“É preciso que os pediatras estejam atentos aos primeiros sinais, que muitas vezes se confundem com os de outras infecções, incluindo a Covid-19. Para minimizar todos os riscos, a vacinação é a forma mais efetiva na prevenção contra a doença”, esclarece a infectologista.

Os sintomas iniciais da meningite meningocócica são febre alta, irritabilidade, cefaleia, náusea e vômito. Na sequência, os pacientes podem apresentar pequenas manchas arroxeadas na pele, rigidez na nuca e sensibilidade à luz. Se não for rapidamente tratado, o quadro pode evoluir para confusão mental, convulsão, choque, infecção generalizada e falência múltipla de órgãos com risco de óbito.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.