Vacina da Novavax tem 89,3% de eficácia contra a Covid-19, menos na África do Sul

A Novavax anunciou os resultados dos testes clínicos da NVX-CoV 2373, sua vacina candidata para a Covid-19 baseada em proteína.

A Novavax anunciou que os resultados de seus testes clínicos da NVX-CoV 2373, sua vacina candidata para a Covid-19 baseada em proteína, atingiu o desfecho primário, com uma eficácia de vacina de 89,3%, em seu ensaio clínico de fase 3 conduzido no Reino Unido.

Um total 15 mil pessoas participaram dos estudos clínicos no país europeu, onde a vacina mostrou eficácia de 90%. Porém, na África do Sul, onde 4.400 participaram da pesquisa, a vacina mostrou eficácia de 50%.

Leia também: ENDO 2021: crianças com diabetes tipo 1 têm maior risco de complicações por Covid-19?

Por conta de uma variante do novo coronavírus identificada no país africano, tanto a Moderna quanto a BioNTech (parceira da Pfizer) estão desenvolvendo um reforço para a vacina para que esta seja capaz de enfrentar a variante local.

“NVX-CoV 2373 é a primeira vacina a demonstrar não apenas alta eficácia clínica contra a Covid-19, mas também eficácia clínica significativa contra ambas as variantes emergentes do Reino Unido e da África do Sul”, disse Stanley C. Erick, presidente e CEO da Novavax.

A vacina da Novavax contém uma proteína de pico de pré-fusão de comprimento total, produzida com a tecnologia de nanopartículas recombinantes da Novavax e o adjuvante Matrix-M™ baseado em saponina proprietário da empresa.

A proteína purificada é codificada pela sequência genética da proteína do pico (S) do novo coronavírus, sendo produzida em células de inseto.

Vacina da Novavax tem 89,3% de eficácia contra a Covid-19, menos na África do Sul

Como foi realizado o estudo da fase 3

O estudo envolveu mais de 15 mil participantes entre 18-84 anos de idade, incluindo 27% com mais de 65 anos. O ensaio clínico de fase 3 é baseado na primeira ocorrência de Covid-19 sintomático (leve, moderado ou grave) confirmado por PCR com início por, pelo menos, sete dias após a segunda vacinação do estudo em participantes adultos sorologicamente negativos em linha de base.

A primeira análise provisória é baseada em 62 casos, dos quais 56 casos de Covid-19 foram observados no grupo de placebo versus seis casos observados no grupo de NVX-CoV 2373, resultando em uma estimativa pontual de eficácia da vacina de 89,3% (IC de 95%: 75,2 – 95,4). Dos 62 casos, 61 foram leves ou moderados e um foi grave (no grupo placebo).

A análise preliminar indica que a cepa variante do Reino Unido foi detectada em mais de 50% dos casos sintomáticos confirmados por PCR (32 variante do Reino Unido, 24 não variante, seis desconhecidas). Com base na PCR realizada em cepas de 56 dos 62 casos, a eficácia por cepa foi calculada em 95,6% contra a cepa da Covid-19 original e 85,6% contra a cepa variante do Reino Unido.

A análise provisória incluiu uma revisão preliminar do banco de dados de segurança, que mostrou que eventos adversos graves, sérios e assistidos por médicos ocorreram em níveis baixos e foram equilibrados entre os grupos de vacina e placebo.

Saiba mais: Ministério da Saúde assina contratos com Pfizer e Janssen para 138 milhões de doses de vacinas

“São resultados espetaculares e estamos muito satisfeitos por ter ajudado Novavax com o desenvolvimento desta vacina. A eficácia demonstrada contra as variantes emergentes também é extremamente encorajadora. Esta é uma conquista incrível que irá garantir que possamos proteger os indivíduos no Reino Unido e o resto do mundo com este vírus”, disse Clive Dix, integrante do Grupo de Trabalho de Vacinas do Reino Unido.

Atualizações

A Novavax informou em seu portal que começou a produzir novas versões de sua vacina para proteger contra variantes emergentes do vírus no início de janeiro e espera selecionar candidatos ideais para um reforço nos próximos dias. A empresa disse que planeja iniciar os testes clínicos dessas novas vacinas no segundo trimestre deste ano.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.