Vacina HPV: câncer cervical diminui incidência, mas outros cânceres induzidos aumentam

Apesar das regressões de cânceres cervicais, o aumento de neoplasias de outros sítios também relacionadas ao HPV ainda é notório. Saiba mais.

As neoplasias cervicais ginecológicas continuam sendo um grande problema de saúde pública por estarem relacionadas com contato sexual com HPV.

Em 2006, com o advento das vacinas para garotas de 9 a 26 anos de idade e ampliação em 2011 para garotos de 11 e 12 anos idade, começamos a observar um controle com diminuição dos casos de neoplasias de colo uterino.

Apesar das regressões sequenciais em incidências dos cânceres de colo uterino devido às campanhas de vacinação, informações junto a população e conscientização, observou-se um revés dessa situação que é o aumento das neoplasias de outros sítios também relacionadas ao HPV. Nesse mesmo período houve aumento de 1,3% nos cânceres de sítios como orofaringe, anal, reetal e vulvar. além desses, 2,3% de aumento anual nos canceres em homens. 

Vacina HPV: câncer cervical diminui incidência, mas outros cânceres induzidos aumentam

Os possíveis motivos para o aumento 

As principais razões devem estar relacionadas aos guidelines dirigidos principalmente para mulheres mais jovens e as prevenções focadas na prevenção de câncer de colo uterino. A falta de relevância e pequena incidência podem ser os vilões responsáveis pelos aumentos de incidência de outros sítios.

O aumento da expectativa de vida em associação com exacerbação da sexualidade na terceira idade podem também ser fatores para propiciar a prevalência dessas patologias nessa idade.

Considerações

Novos estudos e ampliação dos guidelines para estímulo da vacinação em novos grupos de pessoas podem ser necessários para prevenir patologias oncológicas preveníveis através de vacinas evitando mais complicações nessas faixas etárias.

Leia também: Eliminando o câncer de colo de útero em tempos de Covid-19

Esse foi o resumo de uma das palestras realizadas no Encontro Anual Sociedade Oncologia Americana em 6 de junho de 2021.

 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.