Vacina para crianças: Ministério abre consulta e SBP lança manifesto em favor da vacinação

A SBP reafirmou sua posição em defesa da urgente implementação de estratégias contra complicações da Covid-19, como a vacinação de crianças.

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade, o Ministério da Saúde abriu consulta pública para recomendação da imunização deste grupo. O formulário estará disponível até 2 de janeiro. De acordo com o órgão, a imunização de crianças deverá ser realizada com a autorização dos responsáveis e com prescrição médica.

vacinação de crianças

A consulta pública 

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a consulta pública visa esclarecer as informações sobre a vacinação de crianças. “Nós queremos trabalhar para deixar as famílias brasileiras, pais e mães, muito tranquilos para que possam livremente optar por vacinar ou não seus filhos.”, destacou Queiroga.  

Além da consulta pública, a estratégia do Ministério da Saúde é promover uma audiência pública que contará com o debate de especialistas em imunização. A recomendação final deve ser publicada no dia 5 de janeiro. 

SBP se posiciona a favor da vacinação de crianças  

Em manifesto publicado no último dia 24, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reafirmou sua posição em defesa da urgente implementação de estratégias que para minimizar o risco de complicações e reduzir as hospitalizações e mortes de crianças associadas à Covid-19. De acordo com o manifesto, a Covid-19 já foi responsável pela morte de mais de 2.500 crianças de zero a 19 anos, sendo mais de 300 delas no grupo de 5 a 11 anos, ainda causando milhares de internações. 

Leia também: O que é preciso saber sobre as vacinas contra a Covid-19 em crianças?

A SBP também destacou os casos de síndrome inflamatória multissistêmica, quadro desencadeado pela Covid-19.  Cerca de 1.400 casos desta síndrome foram confirmados em crianças com média de 5 anos de idade, sendo pelo menos 85 casos de vítimas fatais. Outros registros também destacam sequelas neurológicas, cardiovasculares e respiratórias em crianças.  

No manifesto da SBP, os impactos da Covid-19 nos sistemas sensorial, neurológico e cardiorrespiratório, bem como na saúde mental, também são pontos importantes para a urgência na decisão sobre a vacinação de crianças.  

A publicação é fechada com a colocação: “A sociedade espera e merece outro tipo de postura e de compromisso com a saúde das crianças e adolescentes do Brasil.”. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED  

Referência bibliográfica: 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.