Vacinação contra Covid-19 durante a gestação: um estudo retrospectivo 

A pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 trouxe muitas incertezas e uma delas é a vacinação contra Covid-19 durante a gestação.

A pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 trouxe muitas incertezas e uma delas é a vacinação contra Covid-19 durante a gestação. Apesar de teoricamente sabermos da segurança da vacina em gestantes, por nenhuma delas conter vírus vivo atenuado (KALAFAT, 2021), são necessários mais estudos para trazer segurança para as gestantes e obstetras, principalmente após uma gestante de 23 semanas apresentar um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCh), evoluindo para óbito fetal e, posteriormente, óbito da própria gestante, em maio de 2021. Tal evento foi correlacionado pela equipe que prestou assistência com a administração da vacina fabricada pela a Oxford/AstraZeneca/Fiocruz (ANVISA, 2021).

Leia também: Editorial: A variante delta e as vacinas para Covid-19

A pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 trouxe muitas incertezas e uma delas é a vacinação contra Covid-19 durante a gestação.

Estudo recente

Em agosto de 2021 foi publicado um estudo retrospectivo de coorte no American Journal of Obstetrics and Gynecology realizado no St George’s University Hospitals, em Londres, Reino Unido, entre primeiro de março a quatro de julho de 2021. Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da vacina contra Covid-19 nas gestantes. Incluíram gestantes que foram submetidas ao esquema vacinal contra Covid-19 durante a gestação e levaram a gravidez até ao final, como previsto no início do pré-natal, e tiveram seu parto, independente da via, no St George’s University Hospitals. Neste estudo foram incluídos dados como tipo da vacina, comorbidades e fatores de risco antes do período gestacional e complicações durante a gestação e puerpério imediato. 

Saiba mais: FDA aprova 3ª dose de vacina contra Covid-19 para pacientes imunossuprimidos

Segundo Blakeway (2021), das 1.328 gestantes incluídas no estudo 85,8% receberam a vacina no terceiro trimestre e 14,2% no segundo trimestre. Dessas gestantes, 90,8% receberam a vacina RNA mensageiro e 9,8% a vacina com o vetor vital inativado. Comparando as gestantes que receberam a vacina contra Covid-19 com as que não receberam, os eventos adversos gestacionais foram similares. 

Esse estudo contribui com os demais estudos realizados ao redor do mundo para mostrar evidências científicas sobre a segurança de realizar a vacinação contra a Covid-19 em gestantes independente da fase gestacional. Afinal, através de múltiplos estudos como esse que uma revisão sistemática é capaz de chegar a conclusões e melhorar nossa assistência médica.

Mensagem final

É importante ressaltar o quanto é necessário desenvolver mais estudos para obtermos mais segurança em relação a vacinação contra Covid-19 durante a gestação. Não podemos esquecer que durante a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 a mortalidade materna aumentou em aproximadamente quatro vezes, quando comparada com os dados de 2020 (SOGESP, 2021). Exatamente devido a este dado que é o nosso dever como assistencialistas do binômio materno-fetal difundir informações baseadas em evidências científicas sobre a vacinação contra a infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2. Somente assim, conseguiremos melhorar os dados obtidos neste ano sobre mortalidade materna e neonatal.

Referências Bibliográficas:

  • Blakeway H, Prasad S, Kalafat E, Heath PT, Ladhani SN, Le Doare K, Magee LA, O’brien P, Rezvani A, Dadelszen Pv, Khalil A, COVID-19 Vaccination During Pregnancy: Coverage and Safety, American Journal of Obstetrics and Gynecology. 2021. doi: 10.1016/j.ajog.2021.08.007.
  • Kalafat E, O’Brien P, Heath PT, et al. Benefits and potential harms of COVID-19 vaccination during pregnancy: evidence summary for patient counseling. Ultrasound Obstet Gynecol. Mar 18 2021. doi:10.1002/uog.23631
  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. COMUNICADO GERÊNCIA-GERAL DE MONITORAMENTO DE PRODUTOS SUJEITOS À VIGILÂNCIA SANITÁRIA – GGMON 005/2021. Vacinas contra a COVID-19, 11 de maio de 2021.
  • Posicionamento da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo- SOGESP: VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 PARA GESTANTES E PUÉRPERAS – CORONAVÍRUS. São Paulo, 08 de junho de 2021.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.