Vacinas de Covid-19: há uma esperança

Com conhecimento sobre a doença, buscamos um caminho mais sólido no tratamento e nas tão aguardadas vacinas de Covid-19. Veja a análise.

Doenças de massa costumam ser complexas e uma nova doença mudou o mundo este ano.  O SARS-CoV-2 veio trazendo uma complexidade, por conta do desconhecimento do comportamento da doença e de como seria seu tratamento. No início pensava-se que a doença possuía uma condição fisiopatológica, entretanto a doença se revelou em condição sistêmica. Já temos conhecimento sobre a doença, mas ainda estamos buscando um caminho mais sólido no tratamento e as tão aguardadas vacinas de Covid-19, esperança de todos no mundo para minimizar os impactos da pandemia.

No processo de constituição de um imunobiológico são estabelecidos vários critérios relativos à pessoa e ao ambiente que deve ser controlado. As vacinas, para serem eficazes, precisam ter critérios que devem considerar várias características, sejam elas relacionadas à substância e aquelas relacionadas com a resposta do organismo. Esses critérios melhoram a efetividade da vacina e as deixam mais seguras. Muitas estão em desenvolvimento, mas algumas já estão prontas e sendo levadas à população. Em condições naturais, o processo seria mais lento, respeitando a testagem populacional de forma criteriosa, mas no atual cenário já estão chegando à população.

análise sobre a chegada das vacinas de covid-19

Close up female doctor holding a red ribbon as a symbol of AIDS

As vacinas de Covid-19

Tipos diferentes de vacinas de Covid-19 estão sendo desenvolvidas. Podemos considerar as de vírus inativados ou enfraquecidos, que não causam a doença; as baseadas em proteínas, que utilizam fragmentos ou borda da proteína objetivando imitar o vírus, conferindo imunidade; vacinas de vetores virais, que usam vírus geneticamente modificado e produzem a proteína existente no vírus; e vacinas de RNA e DNA, geneticamente modificadas, e que prometem uma resposta imunológica segura.

Mesmo com a  esperança da população de que a vacina possa acabar com o vírus, esse não é o seu propósito. Ela confere imunidade, fazendo o organismo reconhecer o vírus e criar mecanismos de defesa intrínsecos mais eficazes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (WHO, 2020): profissionais de todo o mundo estão desenvolvendo e produzindo vacinas potenciais ao combate de Covid-19. Alguns países já começaram a se mobilizar para a distribuição em massa. A Inglaterra iniciou a imunização de 400 mil pessoas, que receberão duas doses da vacina, ou seja, 800 mil doses serão aplicadas. 

Já os Estados Unidos, no dia 14 de dezembro, iniciou a vacinação em massa, dando esperança aos americanos. Os profissionais da linha de frente serão os primeiros a receber a vacina, que depois priorizará os grupos de risco. Em menos de uma semana, as vacinas das empresas Pfize e BioNtech estarão em todos os estados americanos. A promessa das autoridades é que, até o final de dezembro, 40 milhões de doses sejam distribuídas nas diversas localidades, promovendo assim uma imunização de rebanho, o que traria a diminuição da circulação do vírus. A perspectiva é de que, em janeiro, chegue a 80 milhões de doses distribuídas.

Desenvolvidas em Michigan, nos Estados Unidos, as vacinas da Pfize e BioNtech prometem ser seguras. O maior desafio está no armazenamento, necessariamente refrigeradas a -70ºC. Outros países já aprovaram a vacinação em massa. O Reino Unido saiu na frente, mas Bahrein, Canadá, Arábia Saudita e o México já aprovaram a vacina da empresa Pfize. As vacinas das empresas Pfizer/ Biontech e Moderna estão na frente nos quesitos testagem, resultados de segurança e produção.

Pfizer/ Biontech/ Moderna

Desenvolvendo as vacinas de Covid-19 com a tecnologia do RNA mensageiro, os laboratórios da Pfizer/Biontech/Moderna estão revelando grande eficácia da proposta no combate ao novo coronavírus. Cabe ressaltar que a tecnologia ainda não tinha sido utilizada para um imunobiológico em tal proporção. Diferente das vacinas que buscam através de vírus vivo inativado levar resposta imune à população, nesta tecnologia existem fitas de instruções genéticas denominadas RNA mensageiro, com resposta de comando a célula. Elas produzem proteínas, de acordo com instruções genéticas que foram modificadas, e possuem relação com  antígeno-anticorpo. Não havendo, nesse caso, introdução do vírus inativado para reconhecimento do corpo, as proteínas são liberadas por nossas células, a partir de um comando modificado causado pelo RNA mensageiro.

Coronavac

No Brasil, o Instituto Butantan anunciou que a vacina CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, iniciou a produção com um regime de fabricação abrupto de 40 milhões de doses de vacinas já em janeiro. Outras seis milhões de doses chegarão a São Paulo importadas da China. O governo do estado aprovou e financiou tal proposta, indo contra o governo federal, que ainda não se posicionou sobre a escolha dos imunobiológicos. A CoronaVac apresenta estudos que garantem resposta imune e há profissionais de saúde participando da fase três dos testes da vacina, pelo instituto Butantan. 

Diferente das vacinas de Covid-19 desenvolvidas pela Pfize/Biontec e Moderna, a CoronaVac utiliza uma técnica conhecida na imunologia, do uso de vírus vivo inativo. É a mesma tecnologia utilizada pelas vacinas que combatem a gripe, a poliomielite e o sarampo. A experiência nesse tipo de produção contribui para as autoridades e a desvantagem é quanto a sua produção, que necessita de mais recursos para manter uma grande quantidade de vírus em laboratório no processo de inativação. O governo de São Paulo anunciou a vacinação em janeiro, mas aguarda a liberação da Anvisa.

Esperança

Muitos profissionais, governos  e empresas em todo mundo vêm buscando uma solução eficaz no combate ao coronavírus, que com um número de perdas lastimável modificou a relação de vivência no planeta. O desenvolvimento tecnológico em saúde também teve que rapidamente se adequar às novas realidades. O mundo não será o mesmo e espera-se na ciência a resposta para amenizar essa dor. Mesmo havendo interesse econômico na produção dos imunobiológicos, hoje além de medidas de distanciamento social e modificação do comportamento humano, vacinas são a única esperança para que a vida possa voltar parcialmente ao que era antes. Por isso, desejamos que a ciência vença essa batalha e que rapidamente possamos, com segurança, desfrutar do velho e bom contato com as pessoas que amamos.

Referências bibliográficas:

  • Guimaraes,R. Vacinas Anticovid: um Olhar da Saúde Coletiva. Ciênc. saúde coletiva , Rio de Janeiro, v. 25, n. 9, pág. 3579-3585, setembro de 2020.
  • Oliveira W.K et.al. Como o Brasil pode deter a COVID-19. Epidemiol. Serv. Saúde 29 (2) 27 Abr 2020.
  • Pimentel, R.M.M. et al . A disseminação da covid-19: um papel expectante e preventivo na saúde global. J. Hum. Growth Dev.,  São Paulo ,  v. 30, n. 1, p. 135-140, abr.  2020.   

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades