Valvopatias: nova diretriz indica melhor abordagem prática às principais formas de lesão

A SBC atualizou suas diretrizes de valvopatias. O atual documento tem foco exclusivo nas lesões anatomicamente importantes e nas mudanças/updates dos últimos anos.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Recentemente, a Sociedade Brasileira de Cardiologia atualizou suas diretrizes de valvopatias. Ao contrário do documento anterior (2011), o atual tem foco exclusivo nas lesões anatomicamente importantes e nas mudanças/updates dos últimos anos. Além disso, o texto está muito objetivo e a maior parte das informações está no formato de gráficos e tabelas. Para quem é especialista na área, recomendamos a leitura do texto completo. Aqui, preparamos uma abordagem prática às principais formas de lesão valvar em nosso meio.

Estenose Mitral (EM)

A principal causa de EM no Brasil é a febre reumática e em segundo lugar vem a etiologia degenerativa, por calcificação do aparelho mitral em idosos. O objetivo inicial é avaliar a gravidade da EM, considerada “importante” pela diretriz quando < 1,5 cm². O ecocardiograma é a principal ferramenta tanto para determinar a etiologia como a gravidade.

É importante na avaliação inicial que você esteja atento a:

  1. Capacidade funcional
  2. Hipertensão arterial pulmonar
  3. Fibrilação atrial
  4. Área valvar + gradiente no ECO

São estes parâmetros que vão guiar a decisão terapêutica.

valvopatias pebmed
*Contraindicações para plastia: trombose átrio esquerdo; IM moderada a grave; fenômeno embólico recente. A destruição do aparelho subvalvar e a calcificação extensa da valva são fatores complicadores que podem impedir uma boa plastia. Além disso, em gestantes pode-se considerar plastia com escore 9 ou 10. **Hipertensão arterial pulmonar definida como PSAP ≥ 50 mmHg (repouso) ou 60 mmHg (esforço).

 

 

Insuficiência ou Regurgitação Mitral

O primeiro passo é determinar se primária, por degeneração do aparelho valvar, ou secundária à dilatação do VE. Nos casos secundários, a cirurgia é exceção, só em situações muito graves e complexas, pois a doença está no miocárdio e não na valva. Em geral é reservado para pacientes CF III ou IV com etiologia isquêmica e que são candidatos à cirurgia de revascularização. A prótese percutânea Mitraclip vendo sendo estudada neste cenário, mas sem dados conclusivos ainda.

Já nos casos primários, é importante determinar se etiologia é reumática ou degenerativa, este última por evolução de prolapso e degeneração mixedematosa. O ecocardiograma é o padrão ouro para avaliação, mas tem mais limitações do que nas lesões estenóticas. Por isso, em casos duvidosos de dissociação clínico-ecocardiográfica, pode ser necessário complementar com ventriculografia/estudo hemodinâmico ou ressonância magnética.

valvopatias pebmed
Obs: em pacientes com etiologia por prolapso e anatomia boa, a plastia pode ser realizada quando há IM grave mesmo em pessoas assintomática e sem os fatores complicadores.

 

Estenose Aórtica (EAo)

Ao contrário das lesões mitrais, a etiologia degenerativa é a mais comum, seguido das alterações congênitas (valva bicúspide). A tríade de sintomas é dispneia, angina e síncope, como já conhecida dos livros-texto e apostilas. Na diretriz atual, a EAo é considerada importante quando no ECO há área valvar ≤ 1,0 cm² (ou ≤ 0,6 cm²/m², indexado) e/ou velocidade do jato regurgitante > 4,0 m/s e/ou gradiente médio VE-Ao > 40 mmHg.

A indicação de intervenção é quando há sintomas, sendo as opções a cirurgia de troca valvar ou a prótese percutânea. Este última, chamada TAVI, vem tendo as indicações expandidas recentemente. No início, era reservada apenas aos pacientes com contraindicação à cirurgia. Posteriormente, passou a ser realizada nos pacientes de alto-risco e agora pode ser colocada mesmo naqueles de risco intermediário! Leia mais sobre a TAVI em nossa reportagem sobre o tema!

Contudo, a EAo tem três cenários especiais:

  • Paciente assintomático: os sintomas podem estar mascarados caso seja uma pessoa pouco ativa. Por isso, é recomendado um teste ergométrico, em ambiente hospitalar, para avaliação de capacidade funcional em indivíduos assintomáticos com EAo grave no ECO. Além disso, é possível a cirurgia (classe IIa) em pacientes assintomáticos mas com marcadores de gravidade no ECO: área valvar ≤ 0,7 cm² e/ou velocidade do jato regurgitante > 5,0 m/s e/ou gradiente médio VE-Ao > 60 mmHg.
  • Paciente com baixa fração de ejeção (< 50%): o gradiente no ECO pode ser subestimado, aparecendo um gradiente menor que o real. Por isso, indica-se o ecocardiograma de estresse com dobutamina, para avaliar a área valvar e o gradiente com uma FE otimizada. Se houver aumento da FE (≥ 20% no volume ejetado e/ou ≥ 10 mmHg no gradiente médio) sem aumento da área valvar (≤ 0,2 cm² de incremento com dobuta), configura-se como EAo grave e há indicação para intervenção.
  • Paciente com baixo gradiente (< 40 mmHg), fração de ejeção normal (> 50%) e área valvar reduzida (< 0,7 cm²): se houver muita calcificação, medida pela densidade na TC, é provável que a EAo seja importante e considere avaliação funcional e/ou cirurgia, dependendo da avaliação clínica e capacidade funcional.

Insuficiência Aórtica

Apresenta como etiologias mais comuns reumática, degenerativa, congênita (bicúspide) e por dilatação secundária a doenças na aorta. Assim como na IM, o ECO pode apresentar limitações na avaliação das lesões regurgitante e ser necessário complementar com ventriculografia/estudo hemodinâmico e/ou RM cardíaca. Nestes pacientes, os sintomas podem ser tardios e é muito importante o acompanhamento do indivíduo mesmo se assintomático, a fim de intervir antes que a dilatação ventricular seja irreversível. O tratamento disponível é a cirurgia de troca valvar, sendo o implante percutâneo bem menos desenvolvido que na EAo.

Está indicada intervenção quando há:

  1. Sintomas
  2. FE < 50%
  3. Diâmetro sistólico do VE > 50 mm (ou 55mm, se reumático)
  4. Diâmetro diastólico do VE > 70 mm (ou 75mm, se reumático)

Lembrando que a troca valvar pode ser necessária em pessoas com doença da aorta ascendente, como parte da cirurgia na aorta.

Outras observações:

  • Insuficiência tricúspide: a maior parte dos casos é funcional/secundária, tanto a cardiopatias do lado esquerdo como a cor pulmonale/hipertensão pulmonar. É indicada cirurgia de plastia quando o paciente irá operar outra lesão valvar e haja IT moderada a grave e/ou dilatação do anel ≥ 40 mm. A disfunção sistólica grave do VD é uma contraindicação relativa à cirurgia.
  • Não há validação para uso dos novos anticoagulantes orais (NOAC ou DOAC) nas lesões valvares, seja FA ou prótese mecânica, sendo indicado apenas enoxaparina ou varfarina.
  • A troca de uma prótese valvar é indicada quando há disfunção importante sintomática e/ou anemia hemolítica refratária.
  • A trombose da prótese valvar é mais comum quando ela é mitral e mecânica. O tratamento de escolha é a trombólise, sendo a cirurgia para casos selecionados.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades