Vareniclina em fumantes que bebem é eficaz e ainda pode ajudar a reduzir o consumo de álcool

Movo artigo avaliou a eficácia de 12 semanas de vareniclina no aumento das taxas de abstinência de tabaco em fumantes com dependência/abuso de álcool.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Evidências sugerem que a vareniclina, a farmacoterapia mais efetiva para cessação do tabagismo, pode diminuir também o consumo de álcool. Um novo artigo da revista Drug And Alcohol Dependence avaliou a eficácia de 12 semanas de vareniclina no aumento das taxas de abstinência de tabaco em fumantes com dependência/abuso de álcool.

Para o estudo, foram selecionados participantes com as seguintes características: 18 anos ou mais, fumavam 10 ou mais cigarros por dia durante pelo menos 6 meses, tinham abuso ou dependência de álcool e estavam interessados em parar de fumar.

Os 33 participantes escolhidos foram randomizados para receber 12 semanas de vareniclina na dose de 1 mg duas vezes ao dia ou placebo. O desfecho primário foi alcançar sete dias sem fumar na 12ª semana.

A taxa de abstinência de tabagismo por sete dias na 12ª semana foi significativamente maior com a vareniclina do que com o placebo (43,8% vs. 5,9%; p = 0,01). Na 24ª semana, essa taxa ainda era significativamente maior com a vareniclina (31,3% vs 0%; p = 0,02).

Na 12ª semana, o consumo médio diário de álcool foi significativamente menor com a vareniclina do que com o placebo (5,7 vs 9; estimativa do efeito do tratamento = -2,8; IC de 90%: -6,6 a -1). Os eventos adversos foram menores e comparáveis aos ensaios clínicos de vareniclina.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a vareniclina é segura e eficaz no tratamento do tabagismo em fumantes com dependência/abuso de álcool. O fármaco também pode diminuir o consumo de álcool nessa população.

Leia também: ‘Estratégias para cessação do tabagismo em crianças e adolescentes’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades