Vasectomia aumenta risco de câncer de próstata?

Muito tem se discutido sobre o possível risco aumentado do desenvolvimento de câncer de próstata em pacientes submetidos a vasectomia.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Muito tem se discutido sobre o possível risco aumentado do desenvolvimento de câncer de próstata em pacientes submetidos a vasectomia. Após muitos trabalhos, um estudo publicado online no dia 19 de setembro no “Journal of Clinical Oncology ” conseguiu afastar com mais segurança essa relação.

500x120-assinatura

Novos dados observacionais deste grande coorte americano não apoiam a associação entre vasectomia e incidência ou mortalidade do câncer de próstata. O seu principal autor, Eric J. Jacobs, PhD da American Cancer Society, diz que “embora um estudo anterior sugeriu uma associação, nossos resultados mostram nenhuma conexão entre vasectomia e o risco geral de câncer de próstata ou de morrer de câncer de próstata. Sendo assim, deve proporcionar alguma tranquilidade aos homens que consideram a vasectomia”.

Não houve interações significativas entre vasectomia e educação, idade atingida, ou tempo de seguimento.

Implicações clínicas

“É importante esclarecer se a vasectomia é associada com o risco de câncer de próstata, em particular com risco de cânceres mais graves e fatais da próstata, para fazer boas escolhas sobre os métodos contraceptivos de longo prazo”, escreveram Dr. Jacobs e seus colegas. “As diretrizes clínicas do American Urological Association declaram que a vasectomia não é um fator de risco para o câncer de próstata, e, portanto, os médicos não precisam discutir o risco de câncer de próstata no aconselhamento pré-operatório.”

Dr Ehdaie comentou que “os pacientes que se submetem à vasectomia não precisam ser monitorados de forma diferente para o câncer de próstata ou tratados de forma mais agressiva em relação aos homens que nunca foram submetidos a uma vasectomia.”

Dr. Jacobs, por fim, declarou que “[…] pacientes e médicos devem se concentrar na manutenção saudável do peso e na interrupção do tabagismo. Tanto a obesidade quanto o tabagismo tem sido associados a um maior risco de câncer prostático e sua mortalidade, bem como com o risco de muitas outras doenças”.

bernardoschwartz

b

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • J Clin Oncol. Published online September 19, 2016.
  • No Vasectomy-Prostate Cancer Link in Largest Study to Date. Medscape. Sep 20, 2016.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão