Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?
Cadastrar GrátisJá tem cadastro? Faça seu login
Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED
As novas tecnologias estão mudando completamente a maneira como pacientes e médicos pensam sobre os cuidados com a saúde. Parece também inevitável que com esses avanços, máquinas substituam pessoas em funções na área. O que parece uma notícia ruim, pode significar, na verdade, uma oportunidade para que os médicos se dediquem ao tratamento dos pacientes e à inovação, e deixem as máquinas com os trabalhos repetitivos. Conheça 6 áreas que vão se beneficiar com essas mudanças:
1) Clínica Médica
Um dos desafios dos médicos que trabalham nessa especialização atualmente é oferecer um atendimento de qualidade, com clínicas superlotadas e apenas 15 minutos para diagnosticar cada caso. Futuramente, sensores e gadgets vão transmitir informações de pacientes em tempo-real para o celular e/ou computador do médico que, dessa maneira, poderá acompanhar de perto e identificar alguma variação nos sinais vitais, por exemplo. Além disso, ele poderá oferecer tratamentos simples remotamente, aumentando a confiança do paciente e criando um relacionamento mais próximo.
2) Obstetrícia e Ginecologia
Da mesma forma, médicos poderão acompanhar os sinais vitais das mães e de seus bebês, antecipando qualquer situação adversa e, assim, melhorando a qualidade do tratamento. Um aspecto mais controverso, mas que caminha para se consolidar, é a manipulação genética do feto, que poderá corrigir qualquer falha ainda no útero.
3) Radiologia
Inteligência artificial é capaz de examinar centenas de radiologias em segundos, mas isso não significa que os robôs vão substituir os profissionais. Ao invés disso, radiologistas terão tempo para supervisionar o trabalho feito pela máquina e para pesquisas e inovações. O futuro dessa especialização será muito mais interessante que examinar milhares de raios-x todo dia.
4) Oftalmologia
Implantes digitais vão restaurar a visão dos pacientes cegos. Lentes de contatos digitais podem transformar a maneira como enxergamos o mundo e também o tratamento de diabetes (Google está desenvolvendo uma lente de contato para medir os níveis de açúcar no sangue). As possibilidades são infinitas.
5) Medicina do Esporte e Reabilitação
Uma nova geração de aplicativos e dispositivos para atletas profissionais, como GymWatch, está trazendo detalhes sobre padrões de movimento e produção de força durante a atividade física. Com esses dados, os médicos terão uma visão completa para medir a performance dos atletas e mostrar como os pontos fracos podem ser trabalhados. Quando essa tecnologia chegar para todos, os médicos poderão atuar oferecendo análises e tratamentos para melhorar a performance e otimizar o tempo de recuperação.
6) Oncologia
Avanços tecnológicos vão melhorar ainda mais o diagnostico dos tumores, aumentando as chances de recuperação e evitando cirurgias. A Inteligência Artificial pode ajudar os médicos a entender e curar o câncer. Um grande exemplo desse potencial é o Watson da IBM. O computador já é capaz de sugerir um plano de tratamento com alta probabilidade de sucesso, baseado em informações retiradas de milhões de estudos sobre casos de câncer.