Veja as vantagens de usar o prontuário eletrônico

Veja como o prontuário eletrônico pode ser um aliado para otimizar os processos internos dentro da sua clínica ou consultório.

bO prontuário eletrônico tem se mostrado uma ferramenta muito útil na rotina de clínicas e consultórios médicos. Mas, essa inovação ainda está longe de atingir a maioria dos estabelecimentos no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pela TIC Saúde, apenas 23% dos estabelecimentos de saúde utilizam o prontuário totalmente eletrônico. Ainda segundo essa pesquisa, 74% das clínicas e consultórios brasileiros ainda registram os dados dos pacientes utilizando papel. Veja como o prontuário eletrônico pode ser um aliado para otimizar os processos internos dentro da sua clínica ou consultório, e como aproveitar todas as vantagens dessa ferramenta.

Prontuário eletrônico x Prontuário de papel

O prontuário eletrônico online se mostra muito mais eficiente e prático do que os velhos prontuários de papel. Por exemplo, os prontuários de papel precisam de muito espaço para serem armazenados, são necessários vários gaveteiros e armários para guardar os dados dos pacientes, já que o médico deve conservar esses históricos por 20 anos.

Outro aspecto negativo do papel é a falta de mobilidade. Se você precisa analisar o histórico de um paciente, é necessário ir até a clínica ou consultório, procurar a ficha dele e aí sim verificar esses dados.

Com o prontuário eletrônico online isso é diferente. Você pode acessar os dados dos pacientes de onde estiver usando qualquer dispositivo conectado. Por exemplo, se um paciente seu tem uma emergência, em questão de segundos é possível verificar se ele é alérgico a algum medicamento. Essa agilidade faz toda a diferença na vida do paciente.

Outra vantagem do prontuário eletrônico online é a segurança das informações. Enquanto o prontuário de papel está vulnerável a furtos ou acidentes na clínica, o prontuário eletrônico fica armazenado na nuvem com vários níveis de segurança e criptografia, garantindo o sigilo das informações dos seus pacientes.

A importância do prontuário eletrônico

Talvez o principal aspecto positivo do prontuário eletrônico seja a segurança. Com essa ferramenta você pode criar vários níveis de acesso, permitindo que apenas os profissionais autorizados tenham acesso aos dados dos pacientes. Além disso, são realizados backups diários para garantir que todas as informações sejam salvas.

Você também pode personalizar o seu prontuário, criar campos e seções de acordo com a sua especialidade e fazer um roteiro de perguntas e um protocolo de respostas do jeito que você mais gosta de atender.

500x120-CIRURGIA

Vantagens do prontuário eletrônico

Além da mobilidade que já citamos, o prontuário eletrônico pode ser seu aliado para otimizar os processos internos dentro do consultório. Com ele, você consegue centralizar todas as informações dos pacientes em um só lugar. Isso evita que informações sejam perdidas e deixa as consultas mais objetivas, já que em alguns segundos você se recorda do caso e começa a conversa a partir do último tópico que já foi abordado.

Por exemplo, com um sistema de prontuário eletrônico online você pode anexar documentos e resultados de exames no perfil do paciente. Também pode enviar fotos direto do seu celular para o prontuário deles, em poucos cliques.

Outra vantagem dessa ferramenta é a satisfação dos pacientes. Uma pesquisa feita pela Accenture, mostrou que, de acordo com 87% dos médicos entrevistados, os pacientes ficavam mais satisfeitos com o atendimento médico quando havia a utilização do prontuário eletrônico.

Além disso, existe uma tendência mundial que caminha no sentido de informatizar os prontuários e possibilitar o compartilhamento de dados entre vários especialistas, claro, que com a autorização do paciente. Isso tornaria os diagnósticos e os tratamentos mais adequados e seguros, já que o paciente tem um perfil completo disponível para consulta de várias especialidades.

Com um sistema de prontuário eletrônico online você pode acessar as informações dos pacientes de onde estiver, usando um dispositivo conectado à internet. Além disso, você pode personalizar todos os campos e as seções de acordo com a maneira que você mais gosta de atender. Tudo isso com muita segurança e sigilo absoluto dos dados inseridos nos prontuários.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Felipe Lourenço ⦁ Especialista em Informática e Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP) ⦁ Co-founder & CEO do iClinic

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.