Velocidade na alimentação pode influenciar no desenvolvimento de síndrome metabólica e obesidade

Em novo estudo japonês publicado no Circulation, pesquisadores analisaram se comer muito rápido pode estar associado à síndrome metabólica e obesidade.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em novo estudo japonês publicado no Circulation e apresentado no American Heart Association 2017 Scientific Sessions, pesquisadores analisaram se comer muito rápido pode estar associado à síndrome metabólica e obesidade.

Para isso, foram avaliados 1.083 indivíduos (642 do sexo masculino, 441 do sexo feminino; idade média de 51,2 anos) submetidos à programas de avaliação da saúde entre 2008 e 2013 e que não apresentavam síndrome metabólica no baseline.

Os participantes foram divididos em três categorias em relação à velocidade alimentar: lenta, normal e rápida. Informações sobre comportamentos alimentares, atividade física e histórico médico foram obtidos por meio de um questionário. O ganho de peso foi definido como “10 kg a mais” em relação ao peso aos 20 anos.

Durante o follow-up de cinco anos, 84 pessoas foram diagnosticadas com síndrome metabólica. As taxas de incidência entre os participantes que se alimentavam de maneira lenta, normal e rápida foram de 2,3, 6,5 e 11,6%, respectivamente.

A taxa de risco para a incidência de síndrome metabólica no grupo de alimentação rápida foi de 1,89 (IC de 95%: 1,21 a 2,98; p < 0,05) em comparação com o grupo normal, e 5,49 (IC de 95%: 1,30 a 23,3; p < 0,05) em comparação ao grupo lento. A velocidade de consumo foi correlacionada ao aumento de peso, triglicerídeos e HDL-C.

A análise logística multivariada revelou que esses fatores (ganho de peso,triglicerídeos e HDL-C) foram associados à incidência cumulativa de síndrome metabólica.

Pelos achados, os autores concluíram que comer muito rápido pode promover síndrome metabólica e obesidade. Consequentemente, comer devagar pode ser um fator crucial para prevenir a síndrome.

Veja também: ‘Tratamento da obesidade na atenção primária: o que precisamos saber’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Abstract 20249: Slow Down, You Eat Too Fast: Fast Eating Associate With Obesity and Future Prevalence of Metabolic Syndrome. Takayuki Yamaji, Shinsuke Mikami, Hiroshi Kobatake, Koichi Tanaka, Yukihito Higashi and Yasuki Kihara. Circulation. 2017;136:A20249, originally published November 11, 2017

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades