Congressos

Vem aí o II Congresso Sul Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Faltam poucas semanas para o II Congresso Sul Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica, que desta vez será realizado em Santa Catarina. O evento, que acontecerá entre os dias 5 e 7 de setembro, vai trazer muitas novidades para os profissionais de saúde emergencistas.

Durante esses dias, profissionais e acadêmicos da área da saúde participarão de palestras, mesas temáticas e de simulados práticos. Mais de 90 personalidades da medicina de diversos estados e países estarão no Congresso. O Congresso também contará com uma olimpíada de simulação, área de exposição, salas simultâneas, trabalhos científicos, simulado de múltiplas vítimas e cursos pré-congresso.

O tema central será “Minutos Que Valem a Vida”, pensando-se na prática e na realidade do atendimento inicial das diversas formas clínicas da medicina de emergência adulto e pediátrica.

“Assim como as outras áreas da saúde, na medicina de emergência aconteceram muitos avanços tecnológicos. Por isso, teremos neste evento debates e experiências sobre o uso de simulações realísticas, realidade aumentada, novos aplicativos e vamos discutir de que maneira a tecnologia pode ajudar o médico e o profissional de emergência. Vamos trazer muitas coisas que realmente possam impactar na vida dos participantes. Realmente iremos trazer muitas novidades”, conta animado Vitor Benincá, presidente do SBMEDE (Sul Brasileiro de Medicina de Emergência) e responsável pela realização geral do Congresso.

O público do evento será formado por profissionais médicos, socorristas, enfermeiros, bombeiros, estudantes de áreas correlacionadas e gestores da saúde.

O evento é uma iniciativa dos núcleos da ABRAMEDE (Associação Brasileira de Medicina de Emergência) dos três estados do sul do Brasil, que acontece a cada dois anos. O primeiro foi em 2017, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

“Esse é um congresso interprofissional, que une a medicina de emergência e a enfermagem de emergência. Nele, vamos discutir de uma forma mais prática sobre como é realizado se tratamento inicial, seja clínico ou traumático. A medicina de emergência é uma especialidade recente, portanto esse congresso é um ponto de encontro e valorização da área”, destaca Márcio Neres dos Santos, enfermeiro emergencista e presidente do Departamento de Enfermagem da ABRAMEDE desde 2016.

Durante a realização do Congresso, uma das atividades que mais se destaca na programação é o simulado de múltiplas vítimas, que vai reunir não somente todos os participantes, mas também a população civil de Florianópolis em um mega planejamento de estrutura e logística.

“O simulado de múltiplas vítimas é uma parceria com a Secretaria de Saúde de Santa Catarina e o Governo do Estado. Será um simulado onde mobilizaremos todos os participantes do Congresso, onde haverá a simulação de um acidente de carro e moto. Vamos passar todo o protocolo de como realizar esse resgate, de como fazer o primeiro atendimento. A transferência dos feridos acontecerá através do helicóptero do SAMU de Santa Catarina. Então, o simulado será de caráter educativo, não somente dos presentes no congresso, mas também estarão no local convidados a população civil geral do município”, explica Vitor Benincá.

A expectativa dos realizadores é dobrar o número de inscritos do congresso anterior, que foi de 1.200 pessoas. Já estão inscritos profissionais do Brasil inteiro.

As inscrições ainda estão abertas no site: http://sbmede.com.br

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autora: 

Referências:

  • http://sbmede.com.br
  • Neres M. Entrevista concedida a Renata Grota. Rio de Janeiro, 19 jul. 2019.
  • Benincá V. Entrevista concedida a Úrsula Neves. Rio de Janeiro, 26 jul. 2019.
Compartilhar
Publicado por
Úrsula Neves

Posts recentes

Metformina pode ser usada para prolongar a gestação em pré-eclâmpsia pré-termo?

Um ensaio clínico randomizado avaliou o uso da metformina de liberação estendida em pacientes com…

6 horas atrás

Whitebook: anemia por deficiência de ferro

Em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook vamos fazer a apresentação clínica da…

10 horas atrás

Blog do Nurse: live “O suicídio como um problema de saúde pública”!

Na próxima segunda-feira (27/09), às 20h, o Nursebook convida Cleudo Menezes e Rafael Polakiewicz para…

1 dia atrás

Podcast Integrado: prevenção ao Suicídio: como detectar fatores de risco? [podcast]

Confira o podcast dos canais da PEBMED sobre fatores de risco na prevenção ao suicídio.…

1 dia atrás

Como diferenciar doenças inflamatórias desmielinizantes em crianças por exames de imagem?

“Crianças não são adultos em miniatura”. Devemos nos lembrar disso na avaliação das doenças desmielinizantes…

1 dia atrás

Qual é o melhor tratamento para fraturas do terço distal do rádio a longo prazo em idosos?

Um estudo avaliou qual é o melhor tratamento a longo prazo para fraturas instáveis do…

1 dia atrás