Ventilação mecânica: como iniciar? [podcast]

Neste episódio, Luiz Alberto Forgiarini Jr. orientará sobre como iniciar a ventilação mecânica, além de compreender os modos ventilatórios.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Neste episódio, Luiz Alberto Forgiarini Jr., fisioterapeuta, especialista em terapia intensiva e conteudista do Whitebook, orientará sobre como iniciar a ventilação mecânica, além de compreender os modos ventilatórios e as suas diferenças.

Sobre os ajustes iniciais da VM, um ponto extremamente importante a ser destacado inicialmente é em relação ao ajuste do ventilador, a fim de que se obtenha uma saturação arterial em torno de 93 a 97%. Para alcançar esse valor, ajusta-se a fração espirada de oxigênio até a posterior estabilização do paciente e a repetição dos exames laboratoriais, incluindo a gasometria.

Além disso, utiliza-se também um ajuste, seja da pressão controlada ou do próprio volume, a fim de obter um volume corrente de 6 mL/kg, ou seja, o peso ideal para o paciente e não o seu peso corrente.

Leia mais: Ventilação mecânica em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo

Ao atender um paciente com insuficiência respiratória, é importante saber agir rápido

Veja algumas orientações abaixo:

  • Avaliar os parâmetros clínicos e hemodinâmicos: a estabilização é sempre o primeiro passo. A maior parte dos pacientes sofre uma PCR durante a intubação por hipóxia e hipotensão. Quanto mais grave a situação, menos tempo você tem para iniciar o processo de intubação e ventilação mecânica; 
  • Havendo tempo, é indicado seguir as seguintes etapas (passo a passo para começar a intubação):
  1. Etapa 1: Prepare o equipamento, com atenção especial à fonte de oxigênio, conectores e aspiração. Você deve ter pelo menos dois equipamentos diferentes para acesso à via aérea (ex.: laringoscopia direta e máscara laríngea ou laringoscopia e kit de crico).
  2. Etapa 2: Pré-oxigene. No paciente com ventilação espontânea, basta um cateter nasal ou máscara com oxigênio. A VNI pode ser muito útil nesse cenário. Porém, no paciente com depressão respiratória ou já bloqueado, será necessário ventilação com bolsa-máscara.
  3. Etapa 3: Avalie se há sinais de via aérea difícil. Se afirmativo, outro médico pode participar do procedimento para auxiliar. Mas, mesmo que não haja sinais, esteja sempre preparado para eventualidades não previstas. Para mais informações, acesse o conteúdo Avaliação de Via Aérea.
  4. Etapa 4: Proceda à intubação orotraqueal.

O passo a passo das orientações você encontra no conteúdo Como Iniciar a VM.

Saiba mais sobre os modos ventilatórios no podcast completo:

 Veja alguns conteúdos relacionados no Whitebook!

Confira também por outros players:

Não deixe de assinar o canal do Whitebook no Spotify! 😀

Abraços,

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades