Violência sexual na infância: como lidar na atenção primária? [podcast]

No episódio de hoje, saiba mais sobre os impactos da violência sexual contra criança e adolescentes, como abordar o tema na APS. Confira!

O número de acionamentos do disque 100, canal para denúncia de violação dos direitos humanos, caiu ao longo dos últimos anos de pandemia do novo coronavírus, o que é um paradoxo uma vez que as denúncias de violência doméstica e violência contra mulher aumentaram nesse mesmo período. Com a retomada da circulação de pessoas e do funcionamento de serviços ambulatoriais, identificar casos de violência contra criança e o adolescente na atenção primária é uma habilidade necessária aos profissionais de saúde.

Neste episódio, o médico de família comunidade e editor do Portal PEBMED, Marcelo Gobbo, aborda os impactos da violência sexual contra criança e o adolescente, como abordar esse tema na atenção primária e o que fazer quando identificamos essa situação no consultório.

Saiba mais com nossos especialistas!
Aperte o play e confira o episódio!

Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!

Tópicos abordados no podcast

  • Como perceber os sinais de violência
  • Impactos no desenvolvimento infantil
  • O que fazer diante da suspeita

Artigos relacionados

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 

Confira também por outros players:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • TRINDADE, Luciana C. et al. Sexual violence against children and vulnerability. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 60, p. 70-74, 2014.
  • SANTOS, Samara Silva dos; DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Quando o silêncio é rompido: o processo de revelação e notificação de abuso sexual infantil. Psicologia & Sociedade, v. 22, n. 2, p. 328-335, 2010.
  • LIMA, Jeanne de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira. A notificação compulsória do abuso sexual contra crianças e adolescentes: uma comparação entre os dispositivos americanos e brasileiros. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 15, p. 819-832, 2011.
  • DIGIÁCOMO, Murillo José; DIGIÁCOMO, Ildeara Amorim. Estatuto da criança e do adolescente anotado e interpretado. Ministério Público do Estado do Paraná. Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente, v. 6, 2013.

Especialidades