Vírus da bronquiolite grave aumenta risco de desenvolver asma?

A bronquiolite induzida por vírus sincicial respiratório e rinovírus está associada a um risco aumentado de asma, mas ainda são necessários mais estudos.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A bronquiolite induzida por vírus sincicial respiratório (respiratory syncytial vírus – RSV) e rinovírus (rhinovirus – RV) está associada a um risco aumentado de asma, mas ainda são necessários mais estudos. Dessa forma, com o objetivo de avaliar se os tipos de RSV ou RV estão diferencialmente associados ao uso futuro de medicamentos para controle da asma, Bergroth e colaboradores realizaram o estudo Rhinovirus type in severe bronchiolitis and the development of asthma publicado em setembro no The Journal of Allergy and Clinical Immunology: In Practice.

médica atendendo menina com asma

Bronquiolite grave e asma

O estudo, de caráter prospectivo, foi realizado em três hospitais da Finlândia em um período de quatro anos. Durante duas temporadas de inverno consecutivas (2008-2010), 408 crianças hospitalizadas por bronquiolite com idade <24 meses foram incluídas.

A detecção do vírus foi realizada por PCR de transcrição reversa em tempo real a partir de amostras de aspirado nasal. Quatro anos depois, os pesquisadores avaliaram se os pacientes incluídos estavam em uso atual de medicamentos para controle da asma.

cadastro portal

Resultados:

  • 349 (86%) crianças completaram o seguimento de quatro anos;
  • No início do estudo, a idade média foi de 7,5 meses;
  • O painel viral encontrado no início do estudo foi: 42% – RSV; 29% – RV; 2% – RSV e RV; 27% – não RSV/RV;
  • As crianças com bronquiolite por RV-A [taxa de risco ajustada (aHR) 2,3; P = 0,01], RV-C (aHR 3,5; P <0,001) e sem RSV/ -RV (aHR 2,0; P = 0,004) iniciaram a medicação de controle da asma mais cedo do que crianças com bronquiolite por RSV;
  • Quatro anos depois, 27% dos pacientes usavam medicação para controle da asma; tanto a etiologia por RV-A [odds ratio ajustada (aOR) 3,0; P = 0,03] quanto por RV-C (aOR 3,7; P <0,001) foram associadas ao uso atual de medicamentos para asma;
  • O maior risco foi encontrado entre os pacientes com RV-C, dermatite atópica e febre (aOR 5,0, P = 0,03).

Veja mais: Montelucaste e eventos neuropsiquiátricos em crianças com asma

Os autores concluíram que crianças com bronquiolite grave causada por RV-A e RV-C iniciaram medicamentos para controle da asma de forma precoce e prolongada. Os autores enfatizaram que o risco foi especialmente alto quando a bronquiolite foi associada a RV-C, a dermatite atópica e a febre.

Referências bibliográficas:

  • Bergroth E, Aakula M, Elenius V, et l. Rhinovirus type in severe bronchiolitis and the development of asthma. The Journal of Allergy and Clinical Immunology: In Practice. 2019 Sep 11. pii: S2213-2198(19)30768-8.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.