Viscossuplementação: saiba mais sobre esse procedimento

Viscossuplementação é a aplicação intra-articular de ácido hialurônico para tratamento da osteoartrose. Pode ser realizada em qualquer articulação sinovial.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A viscossuplementação consiste na aplicação intra-articular de ácido hialurônico para o tratamento da osteoartrose. Pode ser realizada em qualquer articulação sinovial. Quando realizada em articulações superficiais, como o joelho, pode ser feita sem o auxilio de exames de imagens. Mas em articulações profundas, principalmente no caso do quadril, é recomendável a utilização de exames como a ultrassonografia que garanta que a medicação esteja sendo aplicada diretamente dentro da articulação.

O que é o ácido hialurônico?

Produzido naturalmente pelas células da membrana sinovial, o ácido hialurônico faz parte da composição normal do líquido sinovial, tendo a função de lubrificar as articulações e permitindo seu movimento suave e indolor. Além disso, contribui para a nutrição das células da cartilagem. Pacientes com artrose ou outros processos inflamatórios da articulação, porém, produzem o líquido sinovial com menor concentração de ácido hialurônico, o que prejudica suas propriedades viscoelásticas.

SAIBA MAIS: Coxartrose: quando indicar a viscossuplementação?

Indicação da viscossuplementação

A viscossuplementação é indicada em pacientes com artrose leve ou moderada. Promove melhora da dor com pico de ação entre a quarta e a décima segunda semana, mas os efeitos podem perdurar por mais de um ano. Pacientes com artrose de característica mecânica, que é quando a dor piora ao caminhar e ao fazer atividades físicas e que melhora com o repouso, tendem a ter melhor resultado. Pacientes com derrame articular significativo, dor que piora com o repouso e artrose avançada tendem a ter pior resultado. Nestes casos, a viscossuplementação eventualmente pode ser feita juntamente com a infiltração de corticoesteroides.

LEIA TAMBÉM: Osteoartrite: uso racional dos métodos de imagem

Qual a diferença entre os produtos para a viscossuplementação?

Existem diversos produtos para viscossuplementação disponível no mercado. Basicamente, os produtos variam quanto à matéria-prima e ao peso molecular.

VEJA TAMBÉM: A osteoartrite está associada com maior risco de mortalidade?

Quanto a matéria-prima podem ser de origem aviária ou não aviária. Em relação ao peso molecular, produtos de maior peso molecular tendem a ter melhores propriedades viscoelásticas, enquanto produtos de menor peso molecular possuem maior penetração no tecido cartilaginoso e melhor efeito para a nutrição da cartilagem.

Referências bibliográficas:

  • Hollanda J. https://ortopedistadojoelho.com.br/infiltracao-do-joelho-2/” Consultado em 30 de Novembro de 2019
  • Bannuru RR, Natov NS, Dasi UR, et al. Therapeutic trajectory following intra-articular hyaluronic acid injection in knee osteoarthritis–meta-analysis. Osteoarthritis Cartilage. 2011;19(6):611–619.
  • de Campos GC, de Sousa EB, Hamdan PC, et al. BRAZILIAN CONSENSUS STATEMENT ON VISCOSUPPLEMENTATION OF THE KNEE (COBRAVI). Acta Ortop Bras. 2019;27(4):230–236. doi:10.1590/1413-785220192704218616
  • Levy DM, Petersen KA, Scalley Vaught M, et al. Injections for Knee Osteoarthritis: Corticosteroids, Viscosupplementation, Platelet-Rich Plasma, and Autologous Stem Cells. 2018;34(5):1730–1743.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades