Vitamina D e gestação: o que precisamos saber?

O Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral da SBEM usava valor de referência de 30 ng/mL como havia sido proposto pela Endocrine Society.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Recentemente vem havendo muitas discussões sobre os valores normais de vitamina D:

– O Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral da SBEM usava valor de referência de 30 ng/mL como havia sido proposto pela Endocrine Society.

A SBEM agora preconiza:

– Desejável para população geral saudável = maior do que 20 ng/mL.
– Idosos, gestantes, pacientes com osteomalácia, raquitismos, osteoporose, hiperparatireoidismo secundário, doenças inflamatórias, doenças autoimunes e renal crônica e pré-bariátricos = entre 30 e 60 ng/mL.

Você sabia? ‘USPSTF deixa de recomendar vitamina D para prevenção de quedas em idosos’

Portanto, na gestação os valores de vitamina D permanecem na mesma faixa já proposta, mas devemos dar importância fundamental no tratamento e reposição de vitamina D nesse grupo especial de pacientes. Enquanto na população geral podemos fazer doses concentradas e até semanais, na gestação devemos sempre realizar doses diárias da medicação.

– Na gestação a ingestão mínima são 2000UI/dia.

A explicação se dá pois a placenta e o futuro bebê com metabolismo acelerado necessitam deste nutriente em todas as fases do crescimento.

Lembrando que, além de produzido na pele a partir dos raios solares, a vitamina D também é encontrada em peixes gordurosos, leite e derivados.

A dosagem de vitamina D deve então fazer parte do pré-natal, cuidados especiais para não utilizar doses muito elevadas pois a superdosagem e níveis acima de 100 ng/ml de vitamina D podem culminar com hipercalcemia.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags