Vivências como enfermeira por Isabelle Gaspar [Jornadas de Enfermagem]

Conheça a história de Isabelle Gaspar, colunista de enfermagem do Portal PEBMED. Confira o conteúdo completo.

Lembro bem do meu primeiro dia de aula em 2008, na graduação de enfermagem, na sala C-05, no Centro de Ciências em Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), eu tinha 19 anos e estava ali ainda perdida, sem saber o que me esperava pelos anos seguintes. Foram quatro anos de estudo, dificuldades e muito aprendizado. Convivia com diversas pessoas, fiz grande amigos e conheci aquele que, quatro anos depois, se tornou o meu marido!

Vivências como enfermeiros por Bárbara Petillo Jornadas de Enfermagem

Início da jornada

Ainda na graduação me aproximei e apaixonei pelo estudo da saúde da mulher. Entrei no Grupo de Pesque Saúde Sexual e Reprodutiva dos Grupos Humanos e comecei como voluntária num Projeto de Extensão e depois de seis meses já estava como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UFRJ (PIBEX) no projeto de extensão intitulado “Saúde Reprodutiva e Sexual do Adolescente: Aconselhamento em Planejamento Familiar e DST em Comunidades Escolares do Município do Rio de Janeiro”. E, atuava em algumas escolas, fazendo roda de conversa e atividades em grupo com adolescentes, trabalhávamos questões a respeito de IST’s, métodos contraceptivos e educação sexual.  

Seguindo a minha predileção em saúde da mulher, o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação foi sobre a temática endometriose e desenvolvi um estudo intitulado: “A Enfermagem Ginecológica e a Sexualidade da mulher com endometriose”. Através deste, concluí que a sexualidade para mulheres com endometriose é um fenômeno multifatorial e que depende das experiências vivenciadas por elas, sendo muito mais que o ato sexual em si. 

Vivências como enfermeira por Liziane Linares [Jornadas de Enfermagem]

Logo após concluir a graduação, ingressei na Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher do Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA / UFRJ). E, nos dois anos como residente, atendi mulheres em diversas fases de suas vidas: adolescentes, jovens, adultas e idosas e durante o curso, também aprendi que a saúde da mulher deve ser estendida a sua rede de suporte social que pode ser compreendida como filhos, sua parceria e outros membros de sua família e coletividade. Passei por diversos setores da instituição e concomitante a residência, fiz duas pós-graduação, a Especialização em Gênero e Sexualidade, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Especialização em Enfermagem do Trabalho, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde escrevi o TCC com foco na saúde da mulher trabalhadora. 

Continuando meus estudos, fui aprovada no mestrado, escrevi e defendi minha dissertação, trabalhei por dois anos como professora substituta na UFRJ e atuei ao lado de docentes que foram meus professores na graduação e isso foi um período de grande honra e aprendizado para mim.  

Desde 2021, estou como conteudista do Nursebook, responsável pelo Bloco Saúde da Mulher, o que é fenomenal, tendo em vista que o conhecimento acessível pelos meios técnicos científicos e informacionais se tornou uma ferramenta importante para o aprimoramento dos estudantes e profissionais de enfermagem.

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.