Você conhece a Síndrome do Coração Pós-Feriado? [Especial de Carnaval]

A síndrome do coração pós-feriado é uma entidade clínica que pode se manifestar em indivíduos saudáveis e sem história de cardiopatia.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A “síndrome do coração pós-feriado” (HHS) é uma entidade clínica que pode se manifestar em indivíduos saudáveis e sem história de cardiopatia, em que temos arritmia cardíaca, geralmente fibrilação atrial, porém também podendo ocorrer taquicardia atrial paroxística, flutter atrial, extrassístoles ventriculares e após o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Existe também um maior risco de morte súbita cardíaca, com o abuso de álcool, aumentando com a quantidade consumida, independentemente se há ou não doença cardíaca de base.

O termo foi cunhado em 1978 para descrever a ocorrência de uma perturbação aguda do ritmo cardíaco em pessoas aparentemente saudáveis , após um episódio de consumo pesado de álcool, ou seja, “binge drinking”. A alteração cardíaca tende a desaparecer com a abstinência alcoólica, não deixando doença cardíaca residual. A particularidade da entidade clínica é de ser mais frequente após finais de semana ou feriados como Natal, ano novo, e carnaval, momentos em que o aumento da ingestão de álcool é comum.

Leia maisComo solicitar o exame adequado para pesquisa de arritmias cardíacas?

A ingestão alcoólica aguda age no sistema de condução cardíaco, retardando a condução, o que facilita a reentrada, que é um dos principais mecanismos subjacentes ao desenvolvimento de arritmias cardíacas. Outros mecanismos envolvidos são o encurtamento do período refratário e o aumento da atividade simpática.

Portanto, nesse carnaval, aproveite, curta, cante, dance, mas controle o consumo de álcool, em especial se já houver doença cardíaca de base ou evento arrítmico prévio.

Leia mais matérias do Especial de Carnaval:

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • TONELO, David et al. Síndrome do Coração Pós-Feriado Revisto após 34 Anos Holiday Heart Syndrome Revisited after 34 Years. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. DOI: 10.5935/abc.20130153
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags