Você conhece a Síndrome do Coração Pós-Feriado? [Especial de Carnaval]

A síndrome do coração pós-feriado é uma entidade clínica que pode se manifestar em indivíduos saudáveis e sem história de cardiopatia.

A “síndrome do coração pós-feriado” (HHS) é uma entidade clínica que pode se manifestar em indivíduos saudáveis e sem história de cardiopatia, em que temos arritmia cardíaca, geralmente fibrilação atrial, porém também podendo ocorrer taquicardia atrial paroxística, flutter atrial, extrassístoles ventriculares e após o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Existe também um maior risco de morte súbita cardíaca, com o abuso de álcool, aumentando com a quantidade consumida, independentemente se há ou não doença cardíaca de base.

O termo foi cunhado em 1978 para descrever a ocorrência de uma perturbação aguda do ritmo cardíaco em pessoas aparentemente saudáveis , após um episódio de consumo pesado de álcool, ou seja, “binge drinking”. A alteração cardíaca tende a desaparecer com a abstinência alcoólica, não deixando doença cardíaca residual. A particularidade da entidade clínica é de ser mais frequente após finais de semana ou feriados como Natal, ano novo, e carnaval, momentos em que o aumento da ingestão de álcool é comum.

Leia maisComo solicitar o exame adequado para pesquisa de arritmias cardíacas?

A ingestão alcoólica aguda age no sistema de condução cardíaco, retardando a condução, o que facilita a reentrada, que é um dos principais mecanismos subjacentes ao desenvolvimento de arritmias cardíacas. Outros mecanismos envolvidos são o encurtamento do período refratário e o aumento da atividade simpática.

Portanto, nesse carnaval, aproveite, curta, cante, dance, mas controle o consumo de álcool, em especial se já houver doença cardíaca de base ou evento arrítmico prévio.

Leia mais matérias do Especial de Carnaval:

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • TONELO, David et al. Síndrome do Coração Pós-Feriado Revisto após 34 Anos Holiday Heart Syndrome Revisited after 34 Years. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. DOI: 10.5935/abc.20130153

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags