Você conhece o teste da gangorra para o diagnóstico de rizartrose?

Um estudo teve o objetivo de determinar a sensibilidade, especificidade e acurácia do teste da gangorra no diagnóstico da rizartrose.

A rizartrose é extremamente prevalente a partir da sexta década de vida, principalmente em mulheres e é sintomática nessa época em cerca de 3% dos homens e 5% das mulheres. Já que há uma grande dissociação clínico-radiológica nessa doença, o exame físico é extremamente importante. Sendo o grind test (teste da moagem) o mais comumente realizado, com sensibilidade variando de 30 a 64%. 

A dor no lado radial do punho tem uma serie de diagnósticos diferenciais e, portanto, um teste mais sensível e específico seria o ideal para o diagnóstico. O seesaw test (teste da gangorra), parece ser um teste mais acurado de acordo com alguns cirurgiões.  

rizartrose

O estudo

Foi publicado esse mês na revista “Hand” um estudo com o objetivo de determinar a sensibilidade, especificidade e acurácia do teste da gangorra no diagnóstico da rizartrose e comparar os resultados com o teste da moagem. Foram selecionados prospectivamente 80 pacientes entre março de 2017 e 2018 com diagnóstico de rizartrose ou artrose escafotreziotrapezoide atendidos em um hospital americano. 

Foram colhidas informações demográficas de cada paciente e depois disso foram submetidos ao teste da gangorra e grind test duas vezes (uma por um cirurgião de mão experiente e outra por um fellow) em uma ordem aleatória com os examinadores cegados. O teste da gangorra consiste em segurar e estabilizar o metacarpo do polegar, reduzindo-o na articulação carpometacárpica; então, enquanto a pressão axial contínua é mantida para realizar redução da base metacarpal na articulação CMC, flexão e extensão do metacarpo no trapézio são executadas, sendo o teste positivo quando há dor. 

Após a realização de ambos os exames diagnósticos, o cirurgião determinava o estágio radiográfico usando a classificação Eaton e Littler (sendo a classificação repetida um mês depois pelo mesmo examinador). A segunda avaliação foi usada para agrupar todos os participantes em dois grupos: participantes com evidência radiográfica de rizartrose (definida como estágios 2 a 4 da Eaton)  e participantes com nenhuma ou mínima evidência radiográfica de rizartrose (grupo controle). 

O teste de gangorra teve uma sensibilidade maior do que o teste da moagem (42%-71% vs 13%-17%), mas uma especificidade mais baixa (82%-86% vs 91%-98%). O valor preditivo positivo (VPP) foi mais consistente entre os examinadores para o teste de gangorra (63%- 68% vs 42%-80%), e o valor preditivo negativo (VPN) foi maior (73%-84% vs 66%-68%). Houve uma concordância baixa entre o cirurgião sênior e o fellow realizando o grind test (κ = 0,08) e uma concordância moderada realizando o teste de gangorra (κ = 0,59).

Leia também: Fio de nylon, grampo cirúrgico ou absorvível: Qual a melhor técnica de fechamento na cirurgia de pé e tornozelo?

Conclusão

O teste de gangorra é superior ao teste de moagem, com sensibilidade muito mais alta, especificidade um pouco mais baixa, VPP mais consistente e VPN um pouco mais alto. Portanto, o teste de gangorra pode ser uma adição valiosa ou até mesmo um substituto para o teste de moagem, e é recomendável considerá-lo na prática diária.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Arnold DMJ, Gottlieb R, Wilkens SC, Garg R, Nazzal A, Chen NC, Lee SG. Evaluation of the Seesaw Test as New Diagnostic Test for Thumb CMC Osteoarthritis. Hand (N Y). 2022 Jul;17(4):706-713. doi: 10.1177/1558944720948239. Epub 2020 Aug 26. PMID: 32844682; PMCID: PMC9274880. 

Especialidades