Você conhece os principais enxertos utilizados na cirurgia de revascularização do miocárdio?

É muito provável que todo paciente com acompanhamento médico devido à doença cardiovascular já tenha ouvido sobre a famosa cirurgia de ponte de safena. Você conhece os principais enxertos utilizados na cirurgia de revascularização do miocárdio?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

É muito provável que todo paciente com acompanhamento médico devido à doença cardiovascular já tenha ouvido sobre a famosa cirurgia de ponte de safena. Você conhece os principais enxertos utilizados na cirurgia de revascularização do miocárdio (CRVM)?

A CRVM é o suprassumo da cirurgia cardíaca, um dos procedimentos mais essenciais da especialidade e realizado pela grande maioria dos cirurgiões atuantes. Em estudo há cerca de 60 anos, e em vigor com sucesso há cerca de 40, utiliza autoenxertos para transposição das obstruções coronarianas em pacientes com indicações bem estabelecidas, principalmente multiarteriais e/ou com lesões graves. Existem diversas possibilidades para estes autoenxertos, sendo a indicação individualizada para o tipo e topografia da lesão e condições clínicas do paciente.

  • Artéria Mamária Interna Esquerda (MIE):

O enxerto mais amplamente utilizado para obstruções importantes e o que confere maior durabilidade e patência ao longo do tempo. Estudos demonstram MIE livre e com bom fluxo em cerca de 90% em até 10 anos. Por que tamanha durabilidade? O endotélio da mamária apresenta a propriedade diferenciada da secreção de substâncias vasodilatadoras, como o óxido nítrico, que contribui importantemente para a manutenção do conduto pérvio. Além disso, é um enxerto com camada muscular mais delgada, ou seja, consequentemente com menor risco de vasoespasmo e desenvolvimento de aterosclerose. É o enxerto preferencial para lesões coronarianas esquerdas, principalmente para a Artéria Descendente Anterior (DA).

  • Safena:

Enxerto que dá o nome popular à cirurgia, e o responsável pelo desenvolvimento da CRVM, é o segundo mais utilizado e o de mais prática obtenção – fator que o coloca também como opção em cirurgias de urgência. Uma safena completa permite a construção de diversas pontes, fator também positivo. Porém, a desvantagem do enxerto de safena é vista a longo prazo: em 10 anos, cerca de 50-75% sofrem estenose ou algum tipo de comprometimento. Por isso, a safena é um enxerto bom e prático, mas para lesões de artérias menos críticas, por exemplo, ramos da coronária direita ou ramos marginais da artéria circunflexa.

  • Radial:

Uma outra opção arterial, porém um pouco menos utilizada. Os enxertos de radial são alternativas para obstruções moderadas a graves, > 70%. Esta indicação é bem justificada devido à radial ser uma artéria de parede mais fina e mais muscular, ou seja, mais susceptível a espasmos e à competição de fluxo, com maior tendência a estenose. Atenção! A radial não deve ser utilizada caso o teste de Allen mostre mau suprimento sanguíneo via artéria ulnar.

  • Gastroepiploica direita:

Raramente utilizados, com maior dificuldade técnica e ausência de evidências que suportem superioridade em relação aos demais. Opção também para ramos menos importantes e com obstruções mais graves, suboclusivas (>90%).

Estatina no dia da cirurgia cardíaca pode reduzir mortalidade?

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags