“Asma dos Padeiros”: O que é?

A “asma dos padeiros” é o tipo de asma ocupacional (distúrbio respiratório relacionado à inalação de gases, fumaça, etc.) mais frequente na atualidade.

A “asma dos padeiros” é o tipo de asma ocupacional mais comum nos tempo atuais. Entende-se por asma ocupacional os quadros de asma induzidos pela exposição ocupacional. Dependendo da atividade profissional exercida e das substâncias de exposição, a prevalência de asma ocupacional pode chegar a alarmantes 50% dos expostos.

Asma dos padeiros

No caso da “asma dos padeiros” o agente causal é o pó de farinha, que causa uma sensibilização respiratória levando ao quadro de asma e rinite alérgica. A exposição se estende a todos os envolvidos no processo de produção e cozimento dos pães, bem como padarias industriais, moedores de grãos, pizzarias e fábricas de massas.

Veja também: ‘Como melhorar os resultados da asma pediátrica na emergência?’

Embora ainda não completamente entendido, alguns estudos demonstram uma relação da “asma dos padeiros” com a atopia, presente apenas em 1/5 dos padeiros, nos quais a sensibilização a farinha aparece precocemente, no primeiro ano de trabalho. O mecanismo principal da reação imunomediada é a hipersensibilidade mediada por IgE, o que pode ser diagnosticado por testes cutâneos positivos ou por testes de radioimuniensaio. As provas de função respiratória também podem ser alteradas pela doença. Outros sintomas são conjuntivite e rinite, sendo muitas vezes estes os primeiros sintomas da doença.

A exposição continua leva a piora dos sintomas com aparecimento mesmo fora do local de trabalho, inclusive com sensibilização a partir de outros alérgenos ambientais, como fumaça de cigarro, tintas e perfumes. O afastamento do trabalho pode não ser o suficiente para o desaparecimento dos sintomas, que permanecem em mais de 60% dos doentes.

A legislação brasileira atual não define um limite de tolerência à exposição ao pó de farinha, e inclusive não considera que padeiros recebam o adicional de insalubridade. Esta patologia ocupacional é um tanto negligenciada pelas autoridades, o baixo índice de casos documentados não corresponde ao grande volume de pessoas que são afetadas pela exposição ocupacional e apresentam perda em qualidade de vida.

Referências:

  • Baatjies R, Meijster T, Lopata A, Sander I, et al. Exposure to Flour Dust in South African Supermarket Bakeries: Modeling of Baseline Measurements of na Intervention Study. Am Occup Hyg 2010; 54:309-18.
  • Fahim AE, El-Prince M. Pulmonary Function Impairment and Airway Allergy Among Workers in Traditional Bakeries. Int J Occup Med Environ Health 2013; 26:214-19.
  • Baur X, Bakehe P. Allergens Causing Occupational Asthma: An Evidence-Based Evolution of the Literature. Int Arch Occup Environ Health 2014; 87:339-363.
  • NR, Norma Regulamentadora Ministério do Trabalho e Emprego. NR-9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. 2009.
  • NR, Norma Regulamentadora Ministério do Trabalho e Emprego. NR-15 – Atividades e Operações Insalubres. 2009.

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.