Você já ouviu falar em Aspergilose Pulmonar Necrosante?

A transmissão ocorre pela inalação do fungo presente em poeira, restos orgânicos em putrefação, alimentos e sistemas de ventilação. Afeta, sobretudo, indivíduos de meia-idade e idosos. 

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em muitos momentos na prática médica passamos por dúvidas nos diagnósticos e dificuldade em “fechá-los”. Uma das razões para que isso ocorra é que pecamos em não conhecer hipóteses mais incomuns e assim não enriquecemos nossas possibilidades. Um exemplo disso é a Aspergilose, que consiste em uma infecção subaguda e indolente que leva a um processo destrutivo do pulmão pela ação do fungo Aspergillus sp.

A transmissão ocorre pela inalação do fungo presente em poeira, restos orgânicos em putrefação, alimentos e sistemas de ventilação. Afeta, sobretudo, indivíduos de meia-idade e idosos. Os fatores de risco são:

  • Doença pulmonar obstrutiva crônica
  • Sequelas de tuberculose pulmonar
  • Fibrose cística
  • Ressecções pulmonares
    Pneumoconioses
  • Estados de imunossupressão (quimioterapia, etilismo, desnutrição, diabetes mellitus, corticoterapia).

Mais do autor: ‘Como e quando solicitar o ultrassom? Veja 5 indicações’

A sintomatologia tem duração variável de um a seis meses e as queixas mais comuns são tosse, expectoração, emagrecimento, dor torácica e febre. Hemoptise e dispneia, também, podem estar presentes. O diagnóstico radiológico revela consolidações segmentares uni ou bilaterais, com ou sem presença de cavitação. A confirmação é feita por biópsia transbrônquica ou punções torácicas.

A terapêutica atual tem sido realizada com Itraconazol por tempo variável, a depender da resposta clínica e radiológica. A Anfotericina B é indicada nos casos em que houve falha ao uso de Itraconazol.

É médico e também quer ser colunista do Portal PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Referências:

  • Silva EFB, Barbosa MP, Oliveira MAA, Martins RR, Silva JF. RELATO DE CASO: ASPERGILOSE PULMONAR CRÔNICA. J Bras Pneumol. 2009; 35(1):95-98. Brasília (DF). Abril, 2008.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades