Enfermagem

Você já ouviu falar em Enfermagem Forense? [Mês da Enfermagem]

Tempo de leitura: 2 min.

Sabe quais as oportunidades que a especialização em enfermagem forense pode abrir em sua vida? Para responder esse e outros questionamentos convidamos o enfermeiro doutorando Davydson Gouveia Santos.

Formação do entrevistado

Formou-se enfermeiro forense pelo pelo Instituto Desenvolvimento Educacional (IDE) em parceria com a Universidade Redentor e chancelado pela Associação Brasileira de Enfermagem Forense (AB Forense). Ele é especialista em urgência e emergência em terapia intensiva, especialista em terapia intensiva neonatal e pediátrica, mestre em enfermagem e doutorando em enfermagem.

Como Davydson conheceu a enfermagem forense

Conheceu a enfermagem forense produzindo o TCC da graduação, mas por conta da dificuldade em achar material sobre a área, acabou não se aprofundando no tema, somente alguns anos depois de formado, se deparou com um anúncio de um curso de especialização em enfermagem forense, se matriculou e cursou.

O que é a enfermagem forense?

A enfermagem forense vem com a intenção de aplicar os conhecimentos da enfermagem à necessidade do público e da justiça. Dessa maneira, a enfermagem forense tenta relacionar os aspectos forenses aos aspectos da saúde, formação biopsicossocial e investigação científica.

Áreas de atuação do enfermeiro forense

Ainda não é registrado no Código Brasileiro de Ocupação, de modo que não há o cargo de enfermeiro forense, impossibilitando, atualmente, abertura de concursos públicos na área, diferente de países como EUA e Canadá. Entretanto, o enfermeiro forense pode atuar em perícias judiciais que envolvam abuso sexual, investigação clínica de mortes, na enfermagem psiquiátrica na cadeia de custódia, enfermagem carcerária, coleta e preservação de vestígios e testemunho policial, em consultorias de desastres de massa entre outras áreas de atuação.

No Brasil, observa-se que o enfermeiro forense acaba utilizando os conhecimentos de enfermagem forense em suas áreas de atuação, muito por ainda não ser reconhecido pelo CBO.

Leia também: Fernanda Pautasso esclarece os principais aspectos sobre enfermeiro navegador

Expectativas

É um mercado promissor, pois há uma projeção de reconhecimento pelo CBO e a partir daí abrirem vagas e concursos públicos, principalmente para institutos de perícia geral, uma vez que peritos de nível superior de outras áreas tem um salário em torno de 12 a 13 mil reais.

Em nome do Nursebook agradecemos a valiosa contribuição do Davydson na construção do nosso mês da enfermagem e manifestamos nosso apoio às lutas da enfermagem forense no Brasil

 

Compartilhar
Publicado por
Juan Carlos Silva Araujo

Posts recentes

Quando pensar em traumatismo por abuso em crianças? (caso clínico)

Como reconhecer um caso de traumatismo por abuso em crianças? No clinical drops, você recebe…

14 horas atrás

WONCA 2022: Congresso abre discussões sobre importância da Medicina da Família em tempos atuais

Acompanhe a cobertura completa do congresso internacional de medicina de família (WONCA 2022) aqui no…

18 horas atrás

O impacto de dez comorbidades na mortalidade por SDRA

Estima-se que a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) representa 10,4% do total de internações…

18 horas atrás

CDC aprova o uso da vacina Moderna contra covid-19 para crianças de 6 a 17 anos

O CDC aprovou, por unanimidade, o uso da vacina contra covid-19 da Moderna para crianças…

19 horas atrás

Qual o melhor tratamento para a artrite reumatoide? Estudo de vida real compara DMARDs biológicos e sintéticos alvo específicos

Estudo que comparou a efetividade de quatro diferentes bDMARDs e tsDMARDs no tratamento da artrite…

22 horas atrás

Caso raro: em cirurgia inédita no Brasil, médica queima tumor de bebê dentro do útero materno

Em cirurgia inédita no Brasil, um bebê de 29 semanas de gestação passou por um…

23 horas atrás