Você já ouviu falar em Enfermagem Forense? [Mês da Enfermagem]

Sabe quais as oportunidades que a especialização em enfermagem forense pode abrir em sua vida? Saiba mais no Portal PEBMED.

Sabe quais as oportunidades que a especialização em enfermagem forense pode abrir em sua vida? Para responder esse e outros questionamentos convidamos o enfermeiro doutorando Davydson Gouveia Santos.

Formação do entrevistado

Formou-se enfermeiro forense pelo pelo Instituto Desenvolvimento Educacional (IDE) em parceria com a Universidade Redentor e chancelado pela Associação Brasileira de Enfermagem Forense (AB Forense). Ele é especialista em urgência e emergência em terapia intensiva, especialista em terapia intensiva neonatal e pediátrica, mestre em enfermagem e doutorando em enfermagem.

enfermagem forense

Como Davydson conheceu a enfermagem forense

Conheceu a enfermagem forense produzindo o TCC da graduação, mas por conta da dificuldade em achar material sobre a área, acabou não se aprofundando no tema, somente alguns anos depois de formado, se deparou com um anúncio de um curso de especialização em enfermagem forense, se matriculou e cursou.

O que é a enfermagem forense?

A enfermagem forense vem com a intenção de aplicar os conhecimentos da enfermagem à necessidade do público e da justiça. Dessa maneira, a enfermagem forense tenta relacionar os aspectos forenses aos aspectos da saúde, formação biopsicossocial e investigação científica.

Áreas de atuação do enfermeiro forense

Ainda não é registrado no Código Brasileiro de Ocupação, de modo que não há o cargo de enfermeiro forense, impossibilitando, atualmente, abertura de concursos públicos na área, diferente de países como EUA e Canadá. Entretanto, o enfermeiro forense pode atuar em perícias judiciais que envolvam abuso sexual, investigação clínica de mortes, na enfermagem psiquiátrica na cadeia de custódia, enfermagem carcerária, coleta e preservação de vestígios e testemunho policial, em consultorias de desastres de massa entre outras áreas de atuação.

No Brasil, observa-se que o enfermeiro forense acaba utilizando os conhecimentos de enfermagem forense em suas áreas de atuação, muito por ainda não ser reconhecido pelo CBO.

Leia também: Fernanda Pautasso esclarece os principais aspectos sobre enfermeiro navegador

Expectativas

É um mercado promissor, pois há uma projeção de reconhecimento pelo CBO e a partir daí abrirem vagas e concursos públicos, principalmente para institutos de perícia geral, uma vez que peritos de nível superior de outras áreas tem um salário em torno de 12 a 13 mil reais.

Em nome do Nursebook agradecemos a valiosa contribuição do Davydson na construção do nosso mês da enfermagem e manifestamos nosso apoio às lutas da enfermagem forense no Brasil

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades