Você já perguntou para sua paciente como está a saúde sexual dela na menopausa?

Estudo publicado na revista Menopausa teve como objetivo examinar a atividade sexual, funcionamento e satisfação em mulheres na pós-menopausa.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O bem-estar sexual contribui para a qualidade de vida das mulheres. Foi publicado na revista Menopausa um estudo realizado no Reino Unido cujo objetivo era examinar a atividade sexual, funcionamento e satisfação em uma grande amostra de mulheres na pós-menopausa do UK Collaborative Trial of Ovarian Cancer Screening (UKCTOCS). 

Metodologia

Neste estudo, 24.305 mulheres completaram o Fallowfield Sexual Activity Questionnaire. A mediana de idade foi de 64 anos (intervalo de 50 a 75 anos); 65% tinham um parceiro; e 22,5% eram sexualmente ativas, definido como tendo relações sexuais no mês anterior. 

Resultados

A falta de um parceiro (44,8%), principalmente a viuvez (29,2%), foi a principal razão para a ausência de atividade sexual. Depois disso, foi seguido por falta de interesse em sexo (30%), problema físico no parceiro (23%), falta de interesse do parceiro em sexo (21%), problema físico na mulher (11,2%), cansaço na mulher (9%), cansaço no parceiro (7,6%) e outros (26,1%). 

Saiba mais: O que devo conhecer sobre o climatério e a sexualidade feminina?

Outros fatores que afetaram a atividade sexual foram as condições de saúde do parceiro (26,8%) ou disfunção sexual (13,5%); alterações na sua própria saúde física (17,7%) ou sintomas relacionados à menopausa (12,5%), particularmente secura vaginal e dispareunia. também medicação para condições de saúde física ou mental, como pressão arterial, hipercolesterolemia, dor e depressão (7,1%). A maior parte deste último grupo interromperam a atividade sexual. Os fatores menos citados foram baixa libido em si (16%) ou do parceiro (7%), problemas de relacionamento (10,5%) ou logística (6%) e percepção de envelhecimento (9%). 

No geral, apenas 6% das mulheres procuraram ajuda médica por queixas sexuais. Apenas 3% relataram experiências sexuais positivas.

Leia também: Mulheres com baixa libido: diagnóstico e potenciais benefícios da testosterona tópica

Conclusão

De acordo com estes resultados, os pesquisadores concluíram que ter um parceiro íntimo e boa saúde física são fatores-chave para a continuidade da atividade sexual e satisfação entre as mulheres na pós-menopausa. Os pesquisadores recomendam para que os profissionais de saúde tenham instrução sexual adicional para melhor conscientizar os pacientes sobre a sexualidade na idade adulta e as dificuldades sexuais. 

Os médicos devem  perguntar sobre a qualidade da função sexual, sob uma perspectiva equilibrada e individualizada, com comunicação aberta sobre desejos, necessidades e problemas sexuais, para encorajar as mulheres a discutirem a função sexual. E, rotineiramente, devem usar questionários validados sobre a excitação, a libido e a menopausa, especialmente agora que os tratamentos médicos estão disponíveis. Os resultados indicam que a atividade sexual em mulheres mais velhas é multifatorial e que os problemas sexuais são frequentemente subnotificados, sub-reconhecidos e subtratados. 

 

Referências:

  • Harder H, Starkings RML, Fallowfield LJ, Menon U, Jacobs IJ, Jenkins VA. Sexual functioning in 4,418 postmenopausal women participating in UKCTOCS: a qualitative free-text analysis. 2019;26(10):1–10.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.