Você sabe colocar os eletrodos V7, V8 e V9? Sabe para que servem?

As posições corretas dos eletrodos em um eletrocardiograma convencional já são bem conhecidas. Mas, você sabe colocar os eletrodos V7, V8 e V9?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

As posições corretas dos eletrodos em um eletrocardiograma convencional já são bem conhecidas (veja uma revisão aqui). Mas, você sabe colocar os eletrodos V7, V8 e V9? Sabe quando devemos usar estas derivações?

Primeira dica: colocar eletrodos V7 a V9 quando houver suspeita de infarto “posterior” ou “dorsal”. Por que colocamos estes termos entre aspas? Porque já vimos que estes termos na verdade equivalem a acometimento, na verdade, da parede lateral.

OK. Mas e como faço para colocar estes eletrodos? Não posso apenas pedir para o pessoal da enfermagem fazer? Todo médico/estudante de medicina tem que saber isso. O que você vai fazer se estiver em um plantão e a enfermeira não souber como colocar estes eletrodos (o que não é incomum de ocorrer)?

Pois bem, aí está a forma de colocar:

eletrodos v7, v8 e v9

Qual é mesmo o nível do V6? Quinto espaço intercostal.

Esquematicamente, a posição dos eletrodos V7 a V9 seriam essas:

posicionamento dos eletrodos

Mas que eletrodos eu vou usar para fazer isso? Meu aparelho de ECG não tem eletrodo específico para isso! Nenhum aparelho tem, não é só o seu. Você pode pegar qualquer eletrodo precordial e usar para este fim. Basta saber qual eletrodo você está colocando em que lugar. Normalmente utiliza-se os eletrodos de V4 a V6 para colocar no lugar de V7 a V9. Aí basta riscar depois os nomes V4 a V6 no ECG impresso e substituir por V7 a V9.

OK. Mas sinceramente, vou usar mesmo isso na prática? Sim!!! Cerca de 4% dos IAMs são exclusivamente “dorsais” e, portanto, o supra nestes casos só pode ser visto por estas derivações. Exemplo: paciente chega ao PS com dor torácica contínua, típica, há 3 horas. ECG não mostra supra de 2 derivações contíguas contudo podemos ver onda R ampla em V1 e V2 associado à infra de ST de precordiais. Isso pode ser sinal de acometimento “posterior”.

eletrocardiograma

Feito ECG com V7, V8 e V9, sendo demonstrado supra de ST em V8 e V9, o que confirmou o diagnóstico de IAM com supra de ST.

eletrocardiograma

Dica: de V7 a V9, o critério para diagnosticar supra de ST é diferente das outras derivações. Desnivelamento ≥ 0,5 mm já fecha critério.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades