Leia mais:
Leia mais:
Síndrome de down e puericultura: abordagem inicial ao recém nascido e sua família
Você sabe como é a visão dos bebês no primeiro ano de vida?

Você sabe como é a visão dos bebês no primeiro ano de vida?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Já tentou imaginar como os bebês enxergam? A clínica oftalmológica britânica Clinic Compare criou um GIF com a evolução (por mês) do córtex visual do recém-nascido até seu primeiro ano de vida. Apesar de os olhos já começarem a funcionar no útero, apenas por volta dos 2 anos é que a criança consegue ter uma visão completa. Antes do parto, a única coisa que o bebê é capaz de diferenciar é a luz do escuro.

O córtex visual humano não aprende a processar todo tipo de informação de vez. Os recém-nascidos não conseguem estabilizar os olhos e enxergam tudo desfocado. No primeiro mês, a visão é preta e branca, ainda com pouco foco. No segundo, o vermelho começa a se destacar. A imagem começa a ficar mais definida por volta dos três meses, e o bebê consegue ver os rostos ou objetos que estão muito próximos a ele (8-10 cm). Além disso, o movimento dos olhos já é mais focado nessa fase.

Veja também: ‘Acupuntura pode reduzir cólicas em bebês?’

Por volta dos seis meses, as cores já podem ser distinguidas. Conforme os meses passam, a visão começa a desenvolver também a noção de profundidade – que acontece próximo à época em que os bebês costumam começar a engatinhar. Entre oito e dez meses, o bebê já consegue ter uma visão próxima a de um adulto, mas ainda não vê com clareza objetos muito distantes.

Reprodução.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Com o primeiro ano de vida completo, a criança já enxerga praticamente tudo, como pode ser observado no GIF criado pela clínica britânica. Mas até os dois anos de idade, o córtex visual ainda se desenvolve, melhorando as imagens e chegando ao ponto de ter a visão igual à de um adulto.

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Entrar | Cadastrar