Você sabe como é a visão dos bebês no primeiro ano de vida?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos. Já tentou imaginar como os bebês enxergam? A clínica oftalmológica britânica Clinic Compare criou um GIF com a evolução (por mês) do córtex visual do recém-nascido até seu primeiro ano de vida. Apesar de os olhos já começarem a funcionar no útero, apenas por volta dos 2 anos é que …

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Já tentou imaginar como os bebês enxergam? A clínica oftalmológica britânica Clinic Compare criou um GIF com a evolução (por mês) do córtex visual do recém-nascido até seu primeiro ano de vida. Apesar de os olhos já começarem a funcionar no útero, apenas por volta dos 2 anos é que a criança consegue ter uma visão completa. Antes do parto, a única coisa que o bebê é capaz de diferenciar é a luz do escuro.

O córtex visual humano não aprende a processar todo tipo de informação de vez. Os recém-nascidos não conseguem estabilizar os olhos e enxergam tudo desfocado. No primeiro mês, a visão é preta e branca, ainda com pouco foco. No segundo, o vermelho começa a se destacar. A imagem começa a ficar mais definida por volta dos três meses, e o bebê consegue ver os rostos ou objetos que estão muito próximos a ele (8-10 cm). Além disso, o movimento dos olhos já é mais focado nessa fase.

Veja também: ‘Acupuntura pode reduzir cólicas em bebês?’

Por volta dos seis meses, as cores já podem ser distinguidas. Conforme os meses passam, a visão começa a desenvolver também a noção de profundidade – que acontece próximo à época em que os bebês costumam começar a engatinhar. Entre oito e dez meses, o bebê já consegue ter uma visão próxima a de um adulto, mas ainda não vê com clareza objetos muito distantes.

Reprodução.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Com o primeiro ano de vida completo, a criança já enxerga praticamente tudo, como pode ser observado no GIF criado pela clínica britânica. Mas até os dois anos de idade, o córtex visual ainda se desenvolve, melhorando as imagens e chegando ao ponto de ter a visão igual à de um adulto.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.