Página Principal > Colunistas > Você sabe como são as formaturas de medicina pelo Brasil?

Você sabe como são as formaturas de medicina pelo Brasil?

Tempo de leitura: 3 minutos.

Tradicionalmente, as formaturas de medicina eram um evento protocolar, cujo principal intuito era celebrar e oficializar perante a sociedade um momento de extrema alegria para o formando e seus familiares. No entanto, esse cenário mudou drasticamente e as tímidas comemorações deram espaço a eventos de proporções impressionantes.

Sobretudo nos últimos anos, as festas deixaram de ser coadjuvantes nesse rito de passagem do ensino superior para se transformarem nas grandes protagonistas na fase inicial da vida dos novos doutores. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre essas superproduções.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Como funciona esse evento?

As festas de formatura dos dias de hoje têm um custo frequentemente superior a R$ 1 milhão e reúnem milhares de convidados em um megaevento. Como é de se esperar, organizar isso tudo não é fácil e tudo começa com a eleição da Comissão de Formatura, usualmente constituída por estudantes com boa popularidade no grupo de formandos.

As turmas escolhem esse grupo, que pode chegar a 20 alunos, nos períodos iniciais do curso e eles ficam encarregados escolher as empresas e organizar um fundo para cobrir os custos totais da comemoração. A adesão ao fundo dá direito, além dos convites do baile e da colação, à participação em pré-eventos de integração entre os estudantes.

Essas empresas têm que se esforçar e muito para ganhar a confiança dos estudantes e apresentar ideias diferentes. As faculdades estão cada vez mais exigentes e o cenário atual contempla comida japonesa, vodcas superpremium e uísque 12 anos liberados. As atrações incluem os artistas mais populares do país, com seus cachês estratosféricos.

Alguns exemplos de formaturas pelo Brasil

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é conhecido mundialmente pela festividade do seu povo e, nas formaturas de medicina, a coisa não muda muito de figura. Em geral, o foco do investimento das comissões de formatura é no dia do Baile de Gala, que costuma receber algumas das atrações musicais mais caras do país.

Em linhas gerais, há também um culto ecumênico e uma colação de grau, mas a estrela da companha é mesmo a festa. Os buffets incluem um cardápio japonês, massas à noite toda e bebidas da mais alta qualidade. Não é raro vermos ações de café da manhã que incluem pizzarias famosas e marcas internacionais de fast-food.

Bahia

A Bahia é um estado cujo foco principal das festividades costuma ser a família. Embora ela também siga a tríade missa-colação-festa, o fato é que o investimento maior é em agradar aos amigos e, sobretudo, aos parentes do formado. Isso já começa a ficar claro no número de convites, que costuma oscilar entre 50 e até 80 por associado!

Outro ponto que diferencia o estado da maioria dos outros é a entrega do diploma. Em terras baianas, boa parte das universidades permite que o pai ou a mãe subam ao palco para experimentarem esse momento tão especial.

Espírito Santo

O Espírito Santo não fica atrás em termos de comemorações e por lá, geralmente, as festividades duram uma semana. As escolhas variam de faculdade para faculdade e de turma para turma, mas, em linhas gerais, são sete dias com direito a churrasco, festa à fantasia, jantar, colação, missa e baile de gala.

Um fato interesse é que o formando pode ir acompanhado em alguns desses eventos, o que permite uma distribuição mais tranquila dos convidados e da família nesse momento tão esperado e disputado!

Essas são as formaturas de medicina pelo Brasil. Você conhece alguma diferente? Então deixe um comentário aqui no blog: ele será muito bem-vindo!

Guia estatístico das provas de Residência + tudo sobre as especialidades médicas: clique aqui e baixe GRÁTIS nossos e-books!

Autor:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.