Você sabe controlar a impactação de cerumen no ouvido? Veja as orientações da nova diretriz

A American Academy of Otolaryngology emitiu novas diretrizes para controlar a impactação de cerume em pacientes com idade superior a 6 meses.

American Academy of Otolaryngology emitiu novas diretrizes para controlar a impactação de cerumen em pacientes com idade superior a 6 meses. Veja os principais pontos!

Cerumen (cera de ouvido) é uma substância natural que limpa, protege e lubrifica o canal auditivo externo. E é também a principal razão pela qual ele pode ficar obstruído. O bloqueio do canal pode levar a uma série de sintomas, como: perda auditiva, zumbido, otalgia, secreção, odor, tosse, entre outros.

Além disso, a impactação do cerume pode interferir na avaliação diagnóstica e impedir o exame do canal auditivo externo e/ou tímpano. Veja as principais recomendações do novo guideline:

  • Doentes com acúmulo de cerume devem ser aconselhados sobre a higiene adequada da orelha
  • Pacientes cuja acumulação de cerume não afetam o exame do ouvido e que são assintomáticos não necessitam de tratamento
  • Médicos devem desaconselhar as velas de ouvido (técnica do cone chinês)
  • Médicos devem realizar otoscopia para detectar a presença de cerume em pacientes com prótese auditiva durante uma consulta
  • Os tratamentos recomendados incluem agentes cerumenolíticos (por exemplo, água ou solução salina), irrigação ou remoção manual com instrumentação.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Clinical Practice Guideline (Update). Schwartz S Magit A Rosenfeld R Ballachanda B Hackell J et. al. https://dx.doi.org/10.1177/0194599816671491 – 2017

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags