Afasia: você sabe o que é e como identificar?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A afasia é definida como um distúrbio de linguagem, afetando a capacidade de comunicação de uma pessoa. Geralmente acontece por alguma lesão ou acidente vascular cerebral (AVC), mas também pode se desenvolver aos poucos, durante o crescimento de um tumor ou desenvolvimento de uma doença.

Esse tipo de lesão pode afetar o hemisfério cerebral esquerdo, responsável pelas capacidades de falar, ler, escrever e compreender. Mas cada um desses aspectos da linguagem está localizado em uma parte diferente, por isso existe mais de um tipo de afasia, os quais discorreremos neste artigo.

Antes de tudo, vale lembrar que afasia e disartria não são a mesma coisa, sendo esta última uma dificuldade apenas na hora de articular as palavras, sem prejuízo na compreensão, escrita e outras questões da linguagem.

cerebro

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Tipos de afasia

A American Stroke Association divide as afasias em três tipos principais: de Wernicke, de Broca e global.

Afasia de Wernicke

A afasia de Wernicke acontece mais posteriormente no hemisfério esquerdo, locais que são responsáveis pela recepção da linguagem, ou seja, pela compreensão.

Neste caso, o paciente pode falar de forma incoerente, sem perceber, e usar palavras que não façam sentido achando que estão corretas. Essas palavras, às vezes, podem nem existir.

Leia também: Demência: quando desconfiar de causas reversíveis?

Afasia de Broca

A afasia de Broca acontece nas regiões frontais do hemisfério, locais responsáveis pela expressão, ou seja, em como as palavras vão se unir para formar frases.

Por isso, o paciente não consegue formar frases completas nem entender quando ditas por outras pessoas. Não usa artigos (o, a), conjunções (e, mas, logo, porque etc.) ou verbos de ligação (verbos ser e estar, por exemplo).

Quando não consegue encontrar as palavras corretas, muitas vezes usa palavras próximas para dizer o que quer, podendo dizer “carro” quando quer dizer “caminhão”.

Além disso, a pessoa acometida por essa afasia não consegue encontrar os termos corretos para orientações espaciais ou de tempo, como: esquerda, direita, para cima, para baixo.

Veja mais: Como identificar patologia cerebral versus status cognitivo?

Afasia global

Como o nome já sugere, a afasia global é quando o AVC, por exemplo, afeta tanto as regiões frontais quanto as posteriores do hemisfério cerebral esquerdo. Sendo assim, o paciente sofre um misto das afasias de Wernicke (recepção) e de Broca (expressão).

Neste caso, o paciente tem dificuldade de compreensão, falando de forma incoerente em alguns momentos, e dificuldade de expressão, sem conseguir formar as frases corretamente.

Orientações

É muito importante que o médico oriente a família a não excluir o paciente que está com alguma afasia. Lembrar que ele não deixou de ser inteligente, apenas não consegue expressar corretamente o que pensa.

A família pode ajudar fazendo perguntas de respostas “sim” ou “não”, e também parafraseando de vez em quando durante a conversa.

É importante encaminhar para um fonoaudiólogo, para que ajude na recuperação. Uma equipe multidisciplinar, em conjunto com a presença da família e amigos, é importante para que o paciente se sinta confortável neste momento de dificuldade.

Receba todas as novidades em Neurologia! Inscreva-se em nossa newsletter!

Referência bibliográfica:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar