Leia mais:
Leia mais:
Prognósticos de cirurgias para tumores estromais gastrointestinais
Você sabe manejar paciente com GIST gástrico?

Você sabe manejar paciente com GIST gástrico?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

GIST é um tipo raro de tumor do trato gastrointestinal (0,1 – 0,3% dos casos), com incidência de 6 a 13 casos/milhão habitantes. São definidos como tumores mesenquimatosos de células fusiformes, do trato gastrointestinal que expressam a proteína KIT.

A maioria dos GISTs (70 – 80%) são benignos, podem desenvolver-se no estômago ou duodeno (70%) ou no intestino delgado (20% – 40%) e uma pequena porcentagem desenvolve-se em outros pontos ao longo do trato GI (esôfago, colón e reto).

Durante a última década o número de exames diagnósticos solicitados, tais como a tomografia e a endoscopia digestiva alta, vem aumentando consideravelmente. Com isso, a possibilidade de diagnosticar uma enfermidade relativamente rara aumenta proporcionalmente.

As melhores condutas médica você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

A maioria dos casos, principalmente com tumores pequenos, é assintomática, o que dificulta o diagnóstico. Tumores volumosos podem apresentar sintomas, estes resultam do aumento da massa ocupando espaço na cavidade abdominal. Alguns pacientes apresentam dor abdominal, massa palpável ou até obstrução intestinal.

Em alguns casos pode ocorrer sangramento digestivo devido a perfuração dos tumores de origem gástrica. Algumas vezes, a apresentação pode ser na forma de abdômen agudo devido a perfuração do tumor.

Considera-se que uma das principais causas de GIST seja o mau funcionamento de uma proteína denominada c-kit. As células normais têm um período de vida limitado. A proteína c-kit localiza-se na superfície das células normais e envia um sinal para o interior das células para que cresçam e se multipliquem somente o necessário. Quando a proteína c-kit se torna anormal, este sinal fica permanentemente ativo, as células continuam a crescer e a se multiplicar indefinidamente formando volumosas massas.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

A cirurgia costuma ser o tratamento de escolha. O objetivo da cirurgia é a remoção completa do tumor. Estes tumores não apresentam envolvimento linfonodal, portanto a realização de linfadenectomias não é necessária durante a cirurgia.

Em alguns casos, a cirurgia pode ser realizada por videolaparoscopia, proporcionando um recuperação mais rápida do paciente. Assista o vídeo abaixo com um trecho de uma ressecção laparoscópica de um GIST gástrico. Veja o vídeo na íntegra em www.surgbbok.com. Faça seu login grátis e assista vídeos narrados, com desenhos explicativos e detalhes técnicos explicados.

Autor:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.